TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tensão Na Fronteira Estados Unidos E méxico

Exames: A Tensão Na Fronteira Estados Unidos E méxico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  1.487 Visualizações

Página 1 de 2

A fronteira internacional entre Estados Unidos da América e México estende-se desde San Diego, na Califórnia, e Tijuana, na Baja California, a oeste, até Matamoros, em Tamaulipas, e Brownsville, no Texas, a leste.

Ela atravessa uma variedade de terrenos, percorrendo desde grandes áreas urbanas até desertos inóspitos. A extensão total da fronteira é de 3141 km, de acordo com a Comissão Internacional de Limites e Águas.

Ela é a fronteira internacional mais frequentemente cruzada do mundo, estimativas apontam que a cada ano transitam pela fronteira cerca de 1 milhão de imigrantes ilegais.

Riqueza, saúde, bem estar, melhores condições de empregos. Esses são os principais fatores que levam a população do mundo inteiro cruzar a fronteira norte americana.

Em quase toda faixa da fronteira há uma cerca de arame farpado, controlado diuturnamente pela guarda de fronteira norte-americana e por sofisticados sistemas eletrônicos cujo objetivo é impedir a todo o custo a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

Estima-se que haja 10 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos

O resultado, de acordo com números obtidos pelo "LA Times", é que o total de brasileiros detidos ao tentar entrar no território americano triplicou em menos de um ano, chegando a 25,6 mil.

O tráfico de imigrantes ilegais tornou-se também um problema de segurança nacional no México. Seu "comércio", que movimenta cerca de US$ 5 bilhões anuais, é controlado por máfias com ramificações em todo o mundo. Os "guias" desses imigrantes ilegais, conhecidos como coiotes, chegam a cobrar 5 mil dólares por travessia. Nas últimas duas décadas não foram poucos os imigrantes que perderam a vida na tentativa de chegar aos Estados Unidos. Embora parte deles seja capturada pela polícia de fronteira norte-americana e mandada de volta para o México, estimativas apontam que a cada ano transitam pela fronteira cerca de 1 milhão de imigrantes ilegais.

Em 1993, 1,3 milhão de imigrantes ilegais foram presos na fronteira. Este ano, calcula-se que 1,6 milhão serão detidos, quase 600 mil deles no Arizona. No mesmo período, o número de guardas empregados pela patrulha da fronteira aumentou de 4.295 para 8.694. Nos primeiros cinco meses deste ano, 160 mexicanos morreram tentando entrar nos EUA, em conflitos com fazendeiros, de sede ou desnutrição ao atravessar zonas desérticas ou afogados, ao tentar cruzar o Rio Grande, que separa o Texas do México. Entre 1997 e este ano, o total de mortes chega a 700.

O aumento desenfreado populacional, a entrada de drogas e de armas ilegais, a circulação de remédios banidos por leis e objetos feitos com pele de couro de animais em extinção são os principais fatores que restringe o Acordo do Livre Comércio da América do Norte a circulação de produtos (comércio) e não de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com