TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra de Sessação

Por:   •  24/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Em 1861, nos Estados Unidos, houve o início de um grande conflito interno que decidiria, mais a frente, o rumo econômico e político que o país seguiria. Enquanto a Revolução de 1776-1783 criou os Estados Unidos, a Guerra Civil de 1861-1865 determinou que tipo de nação seria.

Antes da Guerra ter início, Estados Unidos era uma nação dividida entre Norte e Sul. Enquanto a economia do Norte era baseada nas indústrias de manufatura e possuía mão de obra assalariada, o Sul obtinha seu sustento da agricultura através da mão de obra escrava. Como o Norte investiu pesado em suas indústrias, o poderio tecnológico estava em suas mãos, enquanto o Sul ainda era atrasado. A nova administração e a maior parte dos Estados Unidos se recusavam a reconhecer a separação.

O Estopim foi em 1860, quando Abraham Lincoln, que era um candidato abolicionista, ganhou a eleição. Então, 7 estados escravistas do Sul dissociaram-se dos Estados Unidos, formando os Estados Confederados da América. Mais tarde, 4 estados escravistas se uniram aos Estados Confederados. No exército da União (formado pelos estados não-confederados)  também haviam estados escravistas, isso esclarece que a principal motivação da Guerra Civil não era a abolição da escravidão, e sim, evitar fragmentação dos Estados Unidos, o que o Governo Estadunidense receava.

Então, em 1865, a Guerra termina com a vitória do Norte pela rendição dos Confederados, deixando 625 mil mortos. O país passou por um processo de revitalização, onde a economia era sustentada pela tecnologia, exportação de produtos industriais e mão de obra assalariada.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com