TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORICIDADE, LOCALIZAÇÃO E ESPACIALIDADE DO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO

Ensaios: HISTORICIDADE, LOCALIZAÇÃO E ESPACIALIDADE DO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 5

SERVIÇI PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESCOLA QUE PROTEGE

ZÍLLAS BORGES CARNEIRO

HISTORICIDADE, LOCALIZAÇÃO E ESPACIALIDADE DO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO

BREVES

2014

SERVIÇI PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESCOLA QUE PROTEGE

ZÍLLAS BORGES CARNEIRO

HISTORICIDADE, LOCALIZAÇÃO E ESPACIALIDADE DO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO

Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da

Disciplina Seminário I, do Curso de Especialização Escola que protege, ministrada pelo Professor José Bittencourt.

BREVES

2014

Historicidade do Colégio Santo Agostinho em Breves – Pará Em 1951 o bispo do Marajó Dom Gregório Alonso e os padres agostinianos recoletos idealizaram a construção de um colégio, a fim de contribuir na formação das crianças do município de Breves. Aos 08 dias de dezembro de 1954 foi lançada a pedra fundamental dando início à construção. Em 06 de março de 1964, o Frei Dolsé Porfírio Garcia rezou a missa de inauguração, começando assim o funcionamento da escola, com o nome de Colégio Santo Agostinho, cuja direção foi entregue ao Frei Feliciano Arrastia. Na época, a cidade contava com uma escola e um internato. Em 1966 chegaram a Breves as Irmãs Agostinianas Missionárias: Isabel Rico, Teresa Castro e Tomazinha Martins. A partir de então a direção da escola ficou a cargo das irmãs agostinianas missionárias. Assumiu primeiramente como diretora a irmã Isabel Rico e posteriormente a irmã Teresa Castro. Desde 1999, a direção desta escola foi entregue a Ir. Margarethe da Cruz Bandeira, atual diretora.

Foto: Diretora Irmã Margarethe da Cruz Bandeira. Fotografada por Zíllas Carneiro,2014. No dia 02 de dezembro de 1995, através de Assembleia Geral foi criada a Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio Santo Agostinho. A escola atendia apenas alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Menor (1ª a 4ª série). O funcionamento até 1998 era em regime de Convênio com o Governo do Estado do Pará. A partir de 1999, com o processo de municipalização pelo qual passou o Ensino Fundamental do município, o Convênio foi firmado entre a Prefeitura Municipal de Breves e a Prelazia do Marajó. Nesse mesmo ano foi assinado um Termo Aditivo ao Convênio para a implantação gradativa do Ensino Fundamental Maior (5ª a 8ª série). No ano de 2006 foram concluídas as obras do Ginásio Poliesportivo Dom Gregório Alonso, construído com recursos próprios da comunidade educativa, sendo inaugurado no dia 28 de agosto daquele mesmo ano. No ano seguinte foram construídas novas dependências para a capela, sala de informática, sala de música e a biblioteca que passaram a funcionar em um novo prédio construído com recursos da comunidade escolar e apoiado com recursos financeiros da Congregação das Irmãs Agostinianas Missionárias, em anexo ao primeiro prédio do colégio. A partir de 2008, após a construção de um novo prédio com recursos da Congregação das Irmãs Agostinianas Missionárias, com nove salas de aula, uma sala para laboratório científico e banheiros, o Colégio Santo Agostinho, através da Prelazia do Marajó, firmou Convênio com a Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará para a implantação gradativa do Ensino Médio.

No dia 28 de agosto, a exemplo de todas as escolas agostinianas no Brasil, comemora-se o dia de Santo Agostinho, data em que se festeja o aniversário deste Colégio. Ao longo dessas cinco décadas o Colégio Santo Agostinho formou gerações e se consolidou como uma das mais importantes instituições educacionais do município. Por suas salas de aula passaram importantes nomes das cenas política, social e cultural, que se destacaram na construção da história de Breves. Atualmente, cerca de 1850 alunos estudam no Santo Agostinho de Breves, da Educação Infantil ao Ensino Médio, distribuídos em dois turnos (manhã: 7h – 11h15; tarde: 13h30 – 17h45).

Missão:

O Colégio Santo Agostinho é uma instituição católica que a partir dos valores cristãos e da filosofia agostiniana, tem como missão promover uma educação que contribua para a formação de um ser humano atuante na sociedade de forma crítica, justa, criativa e empreendedora.

Identidade:

O Santo Agostinho é um colégio católico, de responsabilidade das Irmãs Agostinianas Missionárias. Assim, constitui uma opção para os pais que desejam para os seus filhos uma educação que se desenvolve a partir dos valores cristãos, aliados a um grande nível de exigência nos estudos. A educação agostiniana caracteriza-se como o “amor à verdade” e procura articular o estudo das ciências em função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com