TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL

Casos: HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  3.914 Palavras (16 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 16

Publicado em 14 de novembro de 2008 em Educação ImprimirRSS

História da Administração Educacional no Brasil: Da Colônia à República Velha

Tweet

Resumo:

A presente pesquisa tem como objeto de estudo entender as relações existentes entre educação e processo administrativo. O objetivo do trabalho acadêmico em questão é promover o estudo da história da administração escolar no Brasil; iniciando-se no período colonial e se estendendo ao período denominado de República Velha, na década de 30, do século XX. Além das conjunturas históricas aludidas reativas ao sentido da palavra educação, originária do termo latino "educere", tal palavra significa conduzir, criar e sustentar. Ao longo do seu desenvolvimento histórico, adquiriu novo significado e associações, a exemplo da Grécia Antiga, onde a palavra latina citada se transformou em sinônimo do conceito de escola. O elo criado entre educação e escola permitiu o nascimento de uma nova instituição ocidental dedicada ao trabalho e ensinamento de crianças e jovens.

Palavras chaves: História - Educação  Administração  Brasil

Abstract:

This research has as its object of study to understand the relationship between education and administrative proceedings. The purpose of academic work in question is to promote the study of the history of school administration in Brazil, starting in the colonial period and extending the period called the Old Republic, 30 in the decade of the twentieth century. In addition to the aforementioned historical situations reactive sense of the word education, from the Latin word "Educere", that word means lead, create and sustain. Throughout its historical development, has acquired new meanings and associations, the example of ancient Greece, where the Latin word became a synonym said the concept of school. The link established between school education and led to the creation of a new institution dedicated to work and western teaching of children and young people.

Key words: History - Education - Administration  Brazil

HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL:

DA COLÔNIA À REPÚBLICA VELHA

Deise Pires

Leandro Rodrigues

O presente estudo tem como objeto de pesquisa entender as relações existentes entre educação e processo administrativo. O objetivo da pesquisa em questão é promover o estudo da história da administração escolar no Brasil; iniciando-se no período colonial e se estendendo ao período denominado de República Velha, na década de 30, do século XX.

O sentido da palavra educação se originou do termo latino "educere", tal palavra significa conduzir, criar e sustentar. Ao longo do seu desenvolvimento histórico, adquiriu novo significado e associações, a exemplo da Grécia Antiga, onde a palavra latina citada se transformou em sinônimo do conceito de escola. O elo criado entre educação e escola permitiu o nascimento de uma nova instituição ocidental dedicada ao trabalho e ensinamento de crianças e jovens.[1]

A escola no seu percurso histórico foi marcada pela necessidade de organização. Neste contexto que se associa à relação entre educação e administração. O nascimento histórico de uma Filosofia administrativa caminha lado a lado com a própria história da administração pública. O sentido histórico do termo administração nasce com as transformações econômicas, sociais e políticas de várias culturas. A administração, assim como a educação se transformou; abandonaram as primeiras regras de organização, baseadas na família, na religião e no exército e construíram novos mecanismos e metodologias de organização institucional, principalmente a partir da Revolução Industrial, ocorrida na Europa do século XVIII.[2]

A perspectiva que relaciona educação e administração se constrói por meio de caminhos interligados. Segundo Vitor Paro:

"Se administrar é utilizar racionalmente os recursos para a realização de fins determinados, administrar a escola exige a permanente impregnação de seus fins pedagógicos na forma de alcançá-los".[3]

A administração escolar segundo Vítor Paro não se limita ao fato de se apropriar de metodologias e estudos administrativos provindos de instituições empresariais e aplicá-las

diretamente à educação. A relação entre administração e educação tem a proposta de viabilizar recursos às necessidades da escola, destinados em investir em materiais pedagógicos como bibliotecas e livros; investir na estrutura física; na construção do aprendizado e do conhecimento crítico e possibilitar o incentivo à formação continuada dos profissionais da educação.

A escola, no seu decorrer histórico utilizou vários pensamentos provenientes das teorias administrativas, muitas das vezes aplicadas em empresas e instituições financeiras. Embora haja a troca de conhecimentos entre escola e teoria administrativa na condução da organização escolar, torna-se necessário uma série de adaptações, porque a administração empresarial e a educação possuem papéis distintos para a história social. A educação não se reduz a uma simples relação entre capital e trabalho; o pensamento educativo e sua aplicação têm o compromisso de transformar, transmitir o saber, formar e preparar o homem para o trabalho e viver em sociedade.

O capítulo inicialmente buscará entender a relação existente entre educação e período colonial, pelo processo administrativo do sistema escolar. Observou-se a colonização do século XVI ao iniciar do século XIX, tendo como análises contextuais o período da educação jesuítica, o período pombalino e o Brasil Joanino.

A segunda etapa do capítulo se intentará as análises referentes ao Brasil imperial, observando-se a Lei Geral de 1827, a criação do Colégio Pedro II e ao longo do Segundo Reinado a organização dos grupos de profissionais ligados a educação, pela iniciativa de Cândido Pardal.A finalização do capítulo discute o novo projeto da educação durante a Primeira República fundamentada no ideal positivista, assegurando o dualismo desta proposta. O entendimento da educação na República Velha contribuiu para se entender o contexto de novas ideologias que se perpetuaram no sistema educacional brasileiro a partir da década de 30, do século XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com