TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Monografias: HISTÓRIA DAS MENTALIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

O Livro “O Que é a história das mentalidades” compara a história tradicional da história das mentalidades, cita os diferentes fatos que são pesquisados em cada um dos tipos de história.

Naescola a história é vista como uma disciplina chata, detestada por muitos pelo fato de se decorar datas e acontecimentos. A história das mentalidades muda um pouco essa concepção.

Como introdução,dizemos que a história das mentalidades representa uma ruptura, uma busca a pontos da historia não estudados e como qualquer ciência se renova de acordo com o período vivenciado. Na França surgiu umamodalidade historiográfica denominada “História Nova”, ela tem como principal função questionar o ensino da história. Ela enfoca em objetos de análise capaz de mostrar realidades inexploradas ate então.A História nova estuda grandes populações, seus costumes e atividades, diferentemente da história tradicional que estuda guerras , conquistas e revoluções.Ela se une com outras ciências na busca deuma maior obtenção da realidade em um processo denominado “ interdisciplinidade”.

A história das Mentalidades busca estudar o que escapa inconscientemente do individuo, baseia-se seu estudo nocotidiano da sociedade. Ela procura saber o que foi pensado levando em consideração a ideologia do momento histórico.

A história das mentalidades pesquisa mais o espírito do que a matéria eestuda unindo o individual ao coletivo. Utilizam fontes históricas como documentos literários, artísticos e objetos de adorno. Não estuda apenas a alta sociedade mas sim toda a população da época , tantoricos como pobres , notando assim as diferenças socioeconômicas existentes no período estudado. Preocupa se em estudar os sentimentos.

A história das mentalidades não é descritiva, mas simproblematiza os acontecimentos sendo assim incapaz de ser cientifica.Existe também uma comparação entre Marxismo e as mentalidades.Tanto Marxismo como as mentalidades buscam os mesmos objetos de estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com