TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DE MANUS

Relatório de pesquisa: HISTÓRIA DE MANUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRIA DE MANAUS

O território onde se localiza o município de Manaus começou a ser ocupado por tribos indígenas muito antes da sua colonização. No início se estabeleceram nas margens do Rio Negro, afluente do Rio Amazonas, e eram grandes caçadores e pescadores.

Depois de 1669, foi colonizada toda a zona pelos Portugueses, construindo na margem esquerda do Rio Negro a Fortaleza de São José para impedir a aproximação dos espanhóis, assim se dava início à atual Manaus.

Inicialmente a população foi conhecida como Barra do Rio Negro e se dedicava principalmente ao cultivo de algodão, cacau, tabaco e exploração da borracha. No ano de 1758 converteu-se na sede da Capitania de São José do Rio Negro.

No ano de 1833 o povoado foi ascendido à vila, a partir desse momento passa a ser denominada por Vila Manaus. Um pouco mais tarde, no ano 1848, recebeu o título de cidade, ainda que seu crescimento não o justificasse. Era conhecida como a Cidade da Barra do Rio Negro e o seu nome só foi alterado para Manaus em 1856.

No final do século XIX e a princípios do séc. XX o apogeu da borracha motivou um período de grande prosperidade e crescimento em todo o município, canalizaram suas águas e chegou a iluminação. Manaus foi a primeira cidade do país a ser urbanizada e a segunda a receber energia eléctrica. Os 'Senhores da Borracha' levantaram os principais monumentos arquitetônicos da cidade merecendo especial atenção o Mercado Adolpho Lisboa, o Teatro Amazonas e o Porto de Manaus.

Até ao ano 1967 Manaus não superou a barreira dos 300.000 habitantes, mas graças à construção da zona franca de Manaus, onde se edificaram numerosas indústrias que desenvolviam importantes atividades comerciais e agrárias, a cidade teve um rápido crescimento que continua até os dias de hoje.

Hoje, Manaus se converteu em uma das cidades mais povoadas do Brasil com mais de 1.5 milhões de habitantes e é conhecida em todo mundo como 'Paris dos Trópicos' e 'Coração da Amazônia'. Esta grande metrópole é visitada todos os anos por uma grande quantidade de turistas atraídos por seu maravilhoso entorno natural e seu rico patrimônio arquitetônico.

Teatro Amazonas O Teatro Amazonas, é um dos mais luxuosos da América Latina, é o principal patrimônio Artístico Cultural do Estado, símbolo do município de Manaus. Localiza-se na Praça São Sebastião e foi mandado construir em 1881 pelo deputado Fernández Júnior. Foi inaugurado em 1896 como o maior símbolo do apogeu econômico da cidade e no seu interior realizam-se no decorrer de todo o ano os espetáculos nacionais e internacionais mais importantes que se desenvolvem em todo o município. Em 1974 foi declarado Patrimônio Nacional.

Relógio Municipal: O Relógio Municipal de Manaus foi importado da Suíça em 1927 e está situado sobre um grande pedestal na Avenida Eduardo Ribeiro, Largo da Matriz.

Praia Ponta Negra A Praia Ponta Negra, praia da orla do rio Negro, é uma das atrações turísticas mais importantes de todo o município. Localiza-se a 13 km do centro da Cidade e foi realizada pela Prefeitura Municipal entre o ano de 1993 e 1996. Forma parte do Parque Cultural, Esporte e Lazer Ponta Negra conhecido por suas importantes infraestruturas turística, bares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com