TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL

Por:   •  3/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL

Acadêmicos[as]:  1 Ciências Economicas.

ETAPA 01 (20/04/2018)

Leitura do texto:

IGLESIAS, Francisco. O que foi a revolução industrial. In: A revolução industrial. São Paulo: Brasiliense, 1996.

ETAPA 02 (

Responder as questões que se encontram abaixo:

  1. Qual o objetivo geral do texto? O que o autor pretende debater?

R:O principal objetivo do texto é mostra o desenvolvimento da industrialização a forma que eles conseguiram se desenvolver. O autor pretende debater a evolução lenda e repetitiva de formas de desenvolvimento.

  1. A partir da leitura do texto, qual a melhor explicação para a afirmativa de Paul Mantoux “O que é recente não são as máquinas, é o maquinismo.”?

R:Paul Mantoux quis dizer ou afirmar foi que o sistema de trabalho, já era feito patrão sempre seria da forma de uma maquina,e que as maquinas serias as próprias pessoas que dependiam do trabalho.

  1. Quais os três setores que desenvolveram e caracterizaram a Revolução Industrial? Escolha um deles para fazer uma apresentação mais detalhada sobre sua importância.

R.: Os três fatores que desenvolveram e caracterizaram a revolução industrial foram: a máquina a vapor; tecidos de algodão com novas formas de fiação e tecelagem; e a indústria pesada com a mineração e a metalúrgica.

      Tecidos de algodão com novas formas de fiação e tecelagem: No começo a Índia era a única produtora de algodão conhecida pelos europeus. Por ordem ética e devido ao clima, os povos antigos dominavam alguma arte de tecer, para produzir suas próprias roupas. A roca e o tear são comuns em todos os tempos. Com as descobertas marítimas dos séculos XV e XVI, fornece novas matérias-primas e diferentes formas de elaboração. Fabricavam-se tecidos de lã, de seda (mais caros e raros) e de algodão (de uso pouco comum na Europa pela dificuldade em se obter a matéria prima). Na França, as tecelagens se multiplicavam, domesticas ou em fabricas. A França se especializa em indústrias de luxo, aprimorando o uso da seda. A Inglaterra se esforça mais a aperfeiçoar a fiação e a tecelagem. A lã era ainda mais utilizada que o algodão no fim do século XVIII.

      O produto de algodão era importado da índia, mas logo houve proibições legais contra a produção e a importação. Após ele é aceito e é produzido e começa a busca pela qualidade, melhores preços e maior produtividade.  Existiam os que preferiam as formas mais antigas alegando os males do desemprego causados elas invocações, mesmo as causas sendo mais econômicas e racionais.

     No século XVIII as melhorias começam a acontecer. Era preciso aumentar as quantidades devido a produção ser insuficiente para o consumo local e de seus mercados. Começaram então os aperfeiçoamentos às maquinas, inicialmente a lançadeira mecânica em 1733, do mesmo ano a primeira máquina de fiar. Em 1768 o tear hidráulico, eficaz e produtor de um fio mais forte que os anteriores. Em 1774 associam a máquina de fiar de 1765 com o tear hidráulico, originando um fio superior, mais fino e resistente que o da Índia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com