TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA EGÍPCIA

Artigo: HISTÓRIA EGÍPCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Artigo  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA EGÍPCIA

Em certo período da História Egípcia, houve uma grande disputa política entre o Faraó e a elite religiosa e administrativa do Egito. Dessa maneira ambas as parte entraram em desacordo e assim membros da elite que estavam interessados em bater de frente com o faraó, permitiram que alguns povos estrangeiros adentrassem o território egípcio.

Foi nesse contexto que os Hicsos, povo de origem asiática, ocuparam a região norte do Egito, bem próximo ao delta do Rio Nilo, em busca de alimentos, pois de acordo com certos historiadores o território que habitavam estava passando por uma rigorosa seca.

Dessa maneira, a invasão foi feita com um único objetivo, encontrar terras férteis para o cultivo agrícola, algo que na região egípcia era completamente viável por conta do Rio Nilo.

Enquanto o Egito estava nessa briga política entre faraós e a elite da sociedade, os Hicsos estavam se desenvolvendo economicamente, socialmente e militarmente, se equipando com armas bastante resistentes e cavalos de guerra. Assim, quando efetuaram a invasão, não encontraram muitas dificuldades em ali se fixar.

Essa relação entre Hicsos e Egípcios, habitando o mesmo território, se deu até de maneira “pacífica”. Ambas as sociedades tinham uma boa relação uma com a outra, até que as brigas começaram a acontecer.

Já por parte dos Egípcios, assim como qualquer estado que perde algum território, nasce um sentimento de inconformação com aquilo, e dessa maneira querer de volta a anexação de tais territórios acaba sendo inevitável.

Para recuperar essa unidade política o Império Egípcio teve que entrar em duas batalhas. Os Hicsos não eram seus únicos desafetos na região. Ao norte, uma batalha foi travada contra os mesmos, e ao sul a batalha foi contra outro povo, os núbios, que estavam também a favor dos Hicsos.

O estado Egípcio acaba saindo vitorioso de tais batalhas recuperando seus territórios e a partir disso consolidando ainda mais o Império Egípcio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com