TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hebreus e Fenicios

Por:   •  8/10/2015  •  Resenha  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 6

Colégio Municipal Presidente Castelo Branco

                RESUMO DO CAPITULO 8 DO LIVRO DIDATICO

Estagiário de História: LUIZ CLAUDIO BORGES DE MELO

Hebreus e Fenícios

Palestina: uma terra de conflitos

Região conhecida como Palestina, ela se localiza na Ásia, próximo ao Egito, e é banhada pelas águas do Mar Mediterrâneo. A Palestina se destaca no noticiário por uma triste realidade: a guerra entre palestinos e judeus. Os conflitos começaram na década de 1940 e permanecem ate hoje.

A historia dos fenícios, povo que inventou o alfabeto que você usa para escrever. Os fenícios viviam na região onde hoje se localiza o Líbano, a beira do Mar Mediterrâneo.

Como os historiadores estudam os hebreus

A Bíblia traz uma narrativa histórica e informativa, com descrições detalhadas de hábitos e costumes de muitas sociedades do passado. Sua leitura ajuda a compreender a cultura e o modo de vida dessas civilizações. Os hebreus são uns grandes exemplos. As narrativas,escritas do ponto de vista dos hebreus ,são o testemunho da fé, das crenças e dos costumes desse povo.

De Ur para Canaã

Os hebreus viviam como simples pastores. Eles estavam divididos em grupos nômades, chefiados por anciãos. Um dos primeiros e mais importantes desses lideres foi Abraão. Ele e sua família moravam numa cidade chamada Ur, localizada no sul da Mesopotâmia. Naquela época a cidade de Palestina, era chamada de Canaã onde a nova terra seria um presente de Deus aos descendentes de Abraão. A única condição para isso era deixar de cultuar outras divindades e acreditar num único Deus.

A sobrevivência na Terra Prometida

Canaã, a terra prometida tinha regiões áridas, onde os recursos naturais eram escassos e regiões mais férteis.

Nas regiões férteis, os hebreus desenvolveram a agricultura, fazendo o uso da irrigação e de outras técnicas para melhorar a produtividade do solo. Os camponeses também criavam animais e utilizavam da agricultura; isto tudo era forma de alimentação e pertencia também a cerimônias religiosas. Isto ocorria por toda a Palestina, a terra prometida.

A família hebraica

Os hebreus constituíam famílias numerosas, diferentemente da família nuclear dos nossos dias. Família hebraica era patriarcal e ampliada, o chefe da família era o homem, ou seja, o pai. A família era constituída da seguinte forma: pai, mãe, as concubinas, os filhos, os genros com as noras, seus filhos, seus irmãos, os escravos e os criados do lar.

A principal função da mulher era procriar. Por isso, a incapacidade de gerar filhos era vista como uma punição terrível, um mal que deveria ser sanado de qualquer forma. No dia a dia, a mulher devia cuidar da casa, criar e educar os filhos e preservar a “pureza e a santidade” do lar, devendo ser fiel, forte e discreta. Os meninos e as meninas recebiam tratamento e educação diferenciada. Desde cedo, as meninas aprendiam tarefa domestica e eram preparadas para o casamento. Quando se casavam se tornavam propriedades do marido. Já os meninos começavam a ser preparados para chefiar a casa ou a tribo. Possuíam aulas de leitura e escrita, já desde novos faziam exercícios físicos e escolhiam a mulher que desejariam casar.

Como outras sociedades, os hebreus possuíam o costume sempre da mesma forma desde o começo da época cristã ate nos dias atuais.

A escravidão no Egito

As precárias condições de sobrevivência na Palestina levaram os hebreus a procurar outras terras, com isto eles migraram para o Egito no norte da áfrica.

O Egito estava dominado pelos hicsos, povo de origem semita que teria facilitado a presença dos hebreus no local. A expulsão dos hicsos, os israelitas,acusados de colaborar com o invasor foram perseguidos e escravizados pelos egípcios.

A fuga do Egito

Durante o exílio na terra de Midian, Moiseis recebeu de Deus a missão de conduzir os hebreus de volta a Terra Prometida. Depois de libertar os hebreus, o faraó ordenou aos seus soldados que os perseguissem. Já uma vez, libertado o povo hebreu passou a seguir Moiseis, pelo deserto em direção de Canaã.

Os juizes

Os hebreus levaram cerca de quarenta anos para chegar a Palestina. Moiseis morreu um pouco antes de chegar a Canaã e Josué foi o escolhido para chefiar a luta contra os filisteus e outros povos pela retomada da região. Após vários combates, os hebreus saíram vitoriosos. As terras foram divididas entre as doze tribos originadas das famílias dos filhos de Israel. Cada tribo era independente e liderada por um príncipe.

O Reino de Israel

O desenvolvimento da vida urbana e a preocupação em assegurar uma defesa mais eficaz contra os inimigos levaram as tribos de Israel a criar um estado centralizado. Após a morte do juiz, o chefe do exercito,tornou-se o rei. Na chegada deste rei, ele transformou a cidade em capital do reino, depois disso o Reino de Israel viveu um grande período de paz e prosperidade. Esse rei também dinamizou as atividades urbanas e o comercio com outros povos, principalmente com os fenícios.

A divisão do Reino de Israel

Após a morte do rei Salomão, o novo governo enfrentou uma grave crise. A população se rebelou, pois estava descontente com os impostos abusivos e com a distribuição desigual de terras. A divisão do reino de Israel em dois Estados distintos: Reino de Judá – ao sul, com capital em Jerusalém, com habitantes os judeus; já no Reino de Israel – ao norte, com capital em Samaria, com habitantes os israelitas.

Debilitados, os dois reinos foram invadidos por outros povos, dessa vez quem invadiu foi o povo assírio.

A diáspora judaica

De volta a Canaã, os judeus reconstruíram o Templo de Jerusalém, que fora destruído pelos babilônios. Os judeus tiveram de lutar contra o domínio estrangeiro. Derrotados pelos romanos, foram novamente expulsos de Canaã. Tal fato ocasionou a dispersão do povo judeu pelas terras do Império Romano. Este episodio ficou conhecido como diáspora judaica e, devido a ele, os judeus tornaram-se um povo sem pátria, espalhando-se pelo mundo.

Os fenícios

A antiga Fenícia corresponde, atualmente, ao território do Líbano. Era uma área estreita, cercada pelo Mar Mediterrâneo e por montanhas, e sem comunicação com o interior. Seu litoral era formado por numerosas ilhas e portos. Estava situada no cruzamento de importantes rotas comerciais marítimas da Antiguidade, situação que favoreceu o contato com outros povos.  A proximidade do mar e a escasez de terras férteis impulsionaram, os fenícios para a navegação. Os fenícios alem de excelentes navegadores, eram artesãos e comerciantes. Esses produtos por todo o litoral do Mar Mediterrâneo, eles comercializavam com outras cidades do litoral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com