TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenicios

Artigo: Fenicios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Artigo  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 3

Fenícios

• Origem

Viviam onde hoje fica a costa setentrional sírio libanesa. Ao observar essa região podemos notar que a posição geográfica, as características naturais do território e a habilidade de seus habitantes foram fatores determinantes para buscar novas rotas marítimas para sua expansão e desenvolver grandes empreendimentos navais.

Figura 1 Comercio Fenício

Os fenícios faziam grandes viagens para negociar com outros povos. O mar não era um obstáculo mais sim um canal excelente de comercio. Essas expedições eram financiadas pela rica oligarquia local trazendo grandes vantagens aos fenícios.

Figura 2 Exemplo de embarcação Fenícia

• Cidades estados

Os Fenícios foram responsáveis por montarem várias cidades independentes como Biblos que será citado mais adiante. Essas cidades atingiram o auge no século 12 a.C quando antigas potencias que dominavam o império estava enfraquecida tornando essas cidades em importantes polos comerciais. Como não eram grandes produtores de mercadorias eles atuavam como importadores e exportares de uma região para outra. Graças esse espirito aventureiro estabeleceram pontos de colonização que mais parecia grandes mercados ao longo do mediterrâneo como no norte da África costa da Itália e da Espanha.

BIBLOS

• Origem do Nome

Biblos é o nome Grego dado à cidade Fenícia Gebal, era também conhecida pelos Antigos Egípcios por Keben e Kpen.

Os Gregos deram esse nome por conta que era através de Gebal que o byblos ( o papiro Egípcio ) era importado.

A cidade agora é conhecida pelo nome árabe Jubaiz.

• Localização

Biblos ficava na costa mediterrânica do atual Libano a 42 Km de distancia de Beirute .É uma região com foco de atração para arqueólogos devido às camadas sucessivas de destroços .

Figura 3 Mapa Libano

• Povoação

O local foi povoado por volta de 5000 a.C. segundo o historiador Filon de Alexandria. Biblos era famosa por ser a mais antiga cidade do mundo.

Em 3000 a.C. antes de Cristo pode se observa as primeiras características de uma cidade com restos de cidades edificadas com tamanho uniforme. Foi nesse período que a civilização Fenícia começou a se desenvolver.

Figura 4 – Biblos

Figura 5 - Muralhas de Biblos

• Criação do Alfabeto

O povo de Gebal ou Biblos, no período de 1200 a. C., criou o alfabeto com 22 letras que temos hoje – provavelmente serviu de base para o alfabeto hebraico, aramaico, arábico e, provavelmente, o grego. Um dos indícios está demonstrado no Sarcófago de Ahiram, rei fenício de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com