TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hist da ameria

Por:   •  10/10/2015  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

          A IMPORTANCIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E COMO OS SEUS SABERES CVONSTITUÍDOS NO ÃMBITO DESSA DISCIPLINA PODEM AJUDAR EM NOSSA TAREFA DE CONSTRUIR CONHECIMENTO EM NOSSOS ALUNOS, SEJA QUAIS FOREM AS DISCIPLINAS COM AS QUAIS ATIEMOS.

Desde os seus primórdios, sabe-as que, a “História da Educação”, começou com os “Escravos Pedagogos” que iam de casa em casa, dar aulas para os filhos, das famílias bastardas, na Época Antiga. Um dos mais importantes escravos pedagogos foi Platão, que também muito contribuiu com seus ensinamentos para A Filosofia da Educação; que são Matérias estudadas nos cursos pertencentes ao Magistério desde o nível Infantil até os níveis universitários e suas pós-graduações.

Na década de 60, no Brasil, a História da Educação já era ministrada nas “Escolas Normais”, das grandes capitais no currículo do Curso Pedagógico (2º grau); como matéria de suma importância, como também no Curso de Pedagogia nas Universidades. A Educação o fator preponderante na vida do aluno, tanto é que, para isso, o nobre dever da Escola Normal é preparar o professor do Ensino Infantil, com bastante firmeza, pois o ensino Infantil é a base para o Fundamental e, assim sucessivamente nos demais Cursos da Jornada Pedagógica do Educando.

Segundo o BLOG.  DO PROF. JOÃO CARLOS:

História da Educação é uma disciplina no  de pesquisas.

A disciplina no final do século XIX(Europa/EUA), nos campos normais e de Formação de Professores, logo, relacionada na área pedagógica, e, não se desenvolveu como ares de História (LOPES 2001).

No Brasil está relacionada a história da história da educação está associada à trajetória das Escolas Normais aos cursos de Pedagógia e Filosofia. Por algumas conseqüêcias, o ensino dificultou sua constituição como uma área de Pesquisa.(LOPES 2001 pg.26 e 27).

Outro  fato que parece ter contribuido  para os contornos que a disciplina assumiu por muito tempo, a história da educação ensinada nos cursos de formação de professores era restrita a Historia Geral da Educação., baseada em outros livros. Somente em 1970 se iniciou nos cursos de Pedagogia uma disciplina especificada que trata da historia da Educação (LOPES 2001 pf.33).

Teve em seu processo uma aproximação com a Antropologia e a Lingüística, destacando-se um novo interesse pela legislação para as práticas e usos de diferentes objetos da Educação. Tem inovado e incorporado, com gênero da etnia e de geração das classes sociais.

 A partir de 2010, apresenta conteúdo de mudanças gerais no panorama histórico, da Educação brasileira do Brasil Colônia para o acompanhamento do Brasil atual.

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA  PERSPECTIVA DOS  ALUNOS:

A principal atuação desta matéria é trazer conteúdo que, possa monitorar a disciplina da História da Educação II, foi feito um teste, num dos cursos de pedagogia – 3º ano e 4º ano; para saber quando despertou interesse dos alunos pela matéria. As respostas foram no período Ditadura militar e outros responderam sobre o Brasil Colônia ,segundo o textos do Professor João Carlos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com