TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia das mulheres

Por:   •  27/4/2016  •  Artigo  •  4.208 Palavras (17 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

Este estudo visa apreender as vivências e práticas sociais femininas na cidade de Caicó, na região do Seridó no período que se estende de 1950 a 1960, sabendo que foi uma época em que a mulher em diversas circunstâncias mundiais estava ocupando lugares jamais pensados ser ocupados por mulheres na sociedade, com a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, muitas mulheres tiveram que buscar novas formas de sobrevivência, já que seus maridos tinham partido para as trincheiras, assim as mulheres tiveram que ocupar o ofício desses homens seja nas fabricas, nos escritórios, nas universidades, enfim as mulheres foram à luta para lembrar a expressão que estava ficando na moda. Nesse sentido, o presente trabalho procura mostrar como as mulheres caicoenses durante as décadas de 50 e 60 assimilaram todas estas mudanças, no que se refere principalmente aos âmbitos sociais, a suas práticas diante de uma sociedade patriarcal, rural e moralista.

Justificativa

Com o Brasil passando por um período de ascensão da classe media, com o fim da Segunda Guerra Mundial, o país assistiu otimista e esperançoso ao crescimento urbano e à industrialização que conduziram a sociedade um aumento das possibilidades educacionais e profissionais para homens e mulheres. Nesse sentido, podemos perceber também que a história das mulheres também tomava rumos diferentes. Mesmo ainda existindo em grande escala aquelas mulheres que se dedicavam exclusivamente a maternidade, ao casamento e a dedicação ao lar, também existia, por outro lado às moças que realmente acompanharam as modernizações da década de cinquenta e sessenta, a participação feminina no mercado de trabalho, em escritórios, no comercio ou em serviços públicos, e assim foram surgindo varias outras oportunidades de emprego em profissões como enfermeiras, professora, médica, assistente social, funcionária burocrática, vendedora, entre outras. Tudo isso exigia da mulher qualificação que as tornavam profissionais remuneradas, tal tendência demandou uma maior escolaridade feminina e provocou, sem duvida, mudanças no status social das mulheres. No entanto, por um grande espaço de tempo na história estas práticas femininas ficaram silenciadas, principalmente em cidades interioranas, onde existia uma maior dificuldade para que estes progressos chegassem até o interior, mas através deste trabalho procurarei mostrar como se deu todas estas transformações na cidade de Caicó-RN, visto que era uma cidade habitada por senhores que preservavam a moral e os bons costumes, porém identificamos marcas muito fortes destas mudanças nesta cidade. Este trabalho contempla também temas abordados em diferentes bibliografias que estudam a mulher e seus interesses, autores como Mary Del Priore, que procura mostrar em seus escritos suas preocupações para comprovar a existência da história da mulher, assim como vários outros temas como família, maternidade, criança são interesses de suas pesquisas. Assim este texto também apresenta uma importância teórico-metodológica, visto que as produções com tal temática sobre o lugar citado são raras, assim este trabalho ajudará bastante a mostrar a historia da mulher, especificamente na cidade de Caicó. Como este é um tema que traz consigo um grande preconceito, já que a mulher mesmo aderindo a todas estas liberdades ainda é vitima de agressão social pela sua condição feminina, neste sentido, procuremos assim, desviar o olhar que se construiu a respeito da atuação feminina na sociedade, e fazer com que esta mulher seja vista com mais dignidade e respeito por uma sociedade que se diz moderna, no meu vê artificialmente.

Objetivos

  • Analisar como se deu o processo de transformação da sociedade com os acontecimentos mundiais (Segunda Guerra Mundial, ascensão da classe media, crescimento urbano, industrialização, etc.) refletidos na sociedade brasileira, nos diferentes tempos históricos, desde a colônia aos anos dourados, especialmente no campo feminino.
  • Verificar de que forma estas modernizações atingiram a população feminina da cidade de Caicó, no interior do estado do Rio grande do norte, no período que se estende de 1950 a 1960.
  • Analisar as condições da mulher caicoense no âmbito destas mudanças.

Discussão historiográfica

        A mulher esteve durante muito tempo silenciada na história, porém a partir de análises documentais alguns autores se debruçaram a escrever uma historia das mulheres nos diferentes tempos históricos, enfocando assim, a mulher brasileira. Autores como Mary Del Priore, Lygia Fagundes Telles, Carla Bassanezi e vários outros se dedicaram ao estudo das mulheres no Brasil desde o período colonial até os anos mais próximos da atualidade. A partir de análises de processos da Inquisição, processos-crimes, leis, livros de medicina, crônicas de viagem, atas de batismo e casamento, diários, fotos, cartas, jornais e pinturas, estes autores ergueram uma nítida imagem da mulher brasileira, seu comportamento, sua intimidade, enfim sua vida e suas transformações ao longo do tempo. Nesse sentido estes autores buscam através de suas pesquisas respostas a questionamentos formulados por nossa sociedade: qual foi, qual é, e qual poderá ser o lugar das mulheres? E quem realmente são estas mulheres?

        Passando por alguns períodos históricos na sociedade brasileira, percebemos que durante muito tempo as mulheres estiveram sem visibilidade na historia, isto porque na sua grande maioria eram analfabetas, subordinadas juridicamente aos homens e politicamente inexistentes. Sua condição as excluía de qualquer exercício de função nas câmaras municipais, na administração eclesiástica, proibindo-as de ocupar cargos de administração que lhes garantissem reconhecimento social. Com tantas dificuldades a mulher ainda conseguiu construir um campo de atuação em diversos setores sociais, como defende a autora Mary Del Priore:

Mas insisto: isso era apenas mera aparência, pois, tanto na sua vida familiar, quanto no mundo do trabalho, as mulheres estabeleceram formas de sociabilidade e de solidariedade que funcionavam, em diversas situações, como na rede de conexões capazes de reforçar seu poder individual ou de grupo, pessoal ou comunitário. (PRIORE, 2000, p. 9).

        Junto a esta autora também podemos destacar vários outros autores, como Gilberto Freyre e Caio Prado Jr., que ao estudarem com seriedade a História do Brasil, interessou-se por este grandioso tema, que mesmo anônimas e invisíveis, as mulheres despertaram tamanho interesse, fazendo parte assim, da historiografia brasileira, desde os tempos da colonização ao século XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (202.4 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com