TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Participação das mulheres na história da Computação

Por:   •  12/10/2016  •  Artigo  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

JÉSSICA JULIANE SOUZA

MULHERES NA TI:

O PAPEL DAS MULHERES NO HISTÓRICO DA COMPUTAÇÃO E DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

Palhoça

2016


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        ADA LOVELACE        

3        CONCLUSÔES E TRABALHOS FUTUROS        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

O que muitas pessoas não sabem é que uma mulher teve uma grande participação no primeiro programa de computador publicado. Ada Byron ou Condessa de Lovelace, como é mais conhecida, deu início a primeira forma de programação para máquinas junto a um projeto da Máquina Analítica do matemático Charles Babbage. Em 1842, Luigi Menabrea, um jovem engenheiro militar francês, publicou uma descrição detalhada sobre a Máquina Analítica de Babbage, anotações estas que ele havia feito durante um Congresso de Cientistas Italianos onde Babbage discursava sobre sua máquina. Ada então foi convidada a traduzir o artigo de Menabrea. Ela aceitou o convite vendo uma grande oportunidade de mostrar seus talentos. (ISAACSON, 2004)

Durante a tradução do artigo, Ada adicionou notas importantes que ajudaram a criar alguns conceitos dentro das linguagens de programação. Quando Ada finalizou a tradução do artigo junto com suas notas, enviou a Babbage que encaminhou ao Scientific Memoirs. A versão de Ada foi publicada em setembro de 1843. Ela teve o reconhecimento de seu trabalho, apesar de muitas pessoas hoje ainda afirmarem que ela apenas ajudou Babbage. (ISAACSON, 2004)

Em 1943 surge um novo nome feminino que traz grandes contribuições para o desenvolvimento da área tecnológica. Grace H                opper foi uma analista de sistemas da Marinha. Em 1952, Grace ajudou na criação do primeiro compilador. Além de ter ajudado na criação da linguagem COBOL, onde outras três mulheres também tiveram participação. (GURER, 2002)


  1. ADA LOVELACE

Ada Lovelace é considerada a primeira pessoa programadora de computadores da história. Ela desenvolveu os algoritmos que permitiram à máquina analítica computar os valores de funções matemáticas. Além desse trabalho, Ada publicou uma série de notas sobre a máquina analítica, consideradas as bases que são utilizadas hoje para programar computadores. (MANZANO; OLIVEIRA, 2015)

Ada nasceu em 1815, filha de Anabella, uma amante da matemática, e do poeta Lord Byron. Alguns meses após o nascimento de Ada, Anabella descobriu um caso que o Lord Byron teve com sua meia irmã Augusta, ela então decidiu fugir com Ada. Desde então, Ada nunca mais viu o pai. Sua mãe fazia de tudo para que ela não tivesse as mesmas características de romantismo do pai. Aos cinco anos, quando começou a demonstrar interesse por geografia, sua mãe ordenou que a matéria fosse substituída por aulas adicionais de aritmética. (ISAACSON, 2004)

Os esforços de sua mãe para que não desenvolvesse o temperamento do pai foram em vão. Na adolescência, teve um caso com seu tutor, onde tentou fugir de casa para ficar com ele. “Além disso, apresentava variações de humor que a levavam de sentimentos de grandeza ao desespero, e sofria de várias doenças tanto físicas quanto psicológicas” (ISAACSON, 2004).

Após alguns anos Ada resolveu voltar a estudar matemática. Contratou um novo instrutor e se focou nos estudos. Sua mãe a levou em uma viagem aos distritos industriais para ver novas fábricas e maquinários, o que só aumentou o interesse dela pela tecnologia. Quando Ada conheceu Mary Somerville, uma das poucas mulheres a se tornarem conhecida na área de ciências, se tornaram amigas. Mary ajudou Ada com seus estudos, enviando-lhe livros, exercícios e lhe explicando as partes em que Ada mais tinha dificuldade. (ISAACSON, 2004)

Mary era amiga de Babbage, e levou Ada a alguns saraus em que ele organizava. Foi lá que Ada começou a se envolver com Babbage. Em 1842, Babbage discursou em um Congresso         de Cientistas Italianos em Turim, sobre seu novo projeto                 “A máquina Analítica”. O jovem engenheiro militar, capitão Luigi Menabrea, fez as anotações detalhadas da máquina e publicou-as em outubro de 1842. Foi aí que Ada viu uma grande oportunidade em trabalhar com Babbage. Ela se ofereceu para traduzir o artigo e publicar o mesmo. Babbage aceitou a oferta e sugeriu que ela também acrescentasse algumas anotações. (ISAACSON, 2004)

A condessa de Lovelace, Ada Byron, se interessou pela máquina analítica de Babbage e se comunicava com ele através de cartas e encontros. Ela passou a escrever programas que a máquina poderia ser capaz de executar, caso fosse construída. Ela foi a primeira a reconhecer a necessidade de loops e sub-rotinas. Por esta contribuição, Ada ficou reconhecida na história como a primeira programadora. (FARIAS)

Em 1843 o artigo traduzido e atualizado por Ada, foi publicado no Scientific Memoirs. Ela ganhou o devido reconhecimento na época. Porém os aplausos não contiuaram por muito tempo. “Sua vida entrou em uma espiral negativa, e ela se tornou viciada em jogo e em opiáceos. Teve um caso com um parceiro de jogatina que depois a chantageou, forçando-a a penhorar as joias da família”. Ada faleceu em 1852, com a mesma idade que seu pai, de um câncer no útero.

Ainda hoje Ada é lembrada como a primeira pessoa a programar na história. Em sua homenagem, foi criado em 2009 o Ada Lovelace Day que é comemorado toda segunda terça-feira de outubro. Esta homenagem tem como intuito incentivar as mulheres a ingressarem na área tecnológica.

  1. GRACE HOPPER

Grace Brewster Murray Hopper nasceu em 9 de dezembro de1906 em Nova York. Formou-se em matemática e física no Vassar College. Em 1943 deixa seu cargo de professora e entra para a marinha. (MAISEL; SMART, 1997; PLANT, 1999; MAISEL, 2000; GÜRER, 2002 apud SCHWARTZ et al, 2006). Na marinha, Hopper atuou como analista de sistemas onde criou uma linguagem de programação chamada Flow-Matic. Que alguns anos mais tarde, foi utilizada para a criação da linguagem COBOL. (GNIPPER, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com