TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História

Pesquisas Acadêmicas: História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  3.190 Visualizações

Página 1 de 5

1. Porque os olmecas são considerados a cultura matriz da Mesoamérica?

Entre 1200 e 400 a.C., floresceu a civilização olmeca, tida como cultura matriz das grandes sociedades mesoamericanas. O legado olmeca inclui arquitetura monumental em pedra, esculturas, construção de canais, cultivo de milho e do feijão.

2. Compare a organização das civilizações asteca maia e inca destacando suas semelhanças e diferenças.

ASTECAS:

Economia:

As chinampas eram grandes esteiras de junco sustentadas por hastes fixadas no fundo dos lagos. Na superfície da chinampa era depositada a fértil lama encontrada no fundo dos lagos. Dessa forma foi possível ampliar a produção agrícola. Além disso, os astecas também utilizaram de canais de irrigação que tornavam possível o plantio em regiões menos férteis.

Sociedade e Política:

Baseada em uma forte tradição militarista, os astecas possuíam uma organização social vinculada pela posição política e econômica reservada a cada um dos seus membros. O Estado asteca era chefiado por um imperador que contava com o apoio de funcionários na administração das terras e construções do império. No topo da hierarquia social asteca estavam os nobres, os sacerdotes e os militares. Estas três classes exerciam importante papel na manutenção do império, na conquista de novas terras e o contato entre os homens e os deuses.

INCAS:

Cultura e religião:

O idioma quéchua serviu de instrumento unificador do império inca. Como não tinha escrita, a cultura era transmitida oralmente. Com um conjunto de nós e barbantes coloridos, chamados quipos, os incas desenvolveram um engenhoso sistema de contabilidade. Na matemática, utilizavam o sistema numérico decimal. Os artesãos eram peritos no trabalho com o ouro. Mesmo sem conhecer o torno, alcançaram um bom domínio da cerâmica. Seus vasos tinham complicadas formas geométricas e de animais, ou uma combinação de ambas. A religião inca era uma mistura de culto à natureza (sol, terra, lua, mar e montanhas) e crenças mágicas. Os maiores templos eram dedicados ao Sol (Inti). Realizavam sacrifícios tanto de animais como de humanos.

Organização e Economia:

Os incas eram os maiores exportadores de coca de toda a Mesoamérica, sendo seus principais compradores os maias, astecas, olmecas, toltecas, petecas e bistecas. Para manter a economia viva, o governo possuía grandes fazendas públicas de coca, onde as pessoas trabalhavam de sol a sol para receber um pequeno salário, pago em folhas de coca, para variar. Como não havia moedas, a coca era a base da economia inca.

MAIAS:

SOCIEDADE

A sociedade maia tinha uma organização bastante diferente dos demais impérios consolidados ao longo do continente americano. Organizando-se de forma descentralizada, os maias dividiam o poder político entre diversas cidades-Estado. Em cada uma delas, um chefe, chamado de halach vinic, governava a região em nome de uma divindade específica. Seu poder era repassado hereditariamente e os principias cargos administrativos eram por ele delegados.

ECONOMIA

O milho era considerado um dos principais gêneros agrícolas da dieta alimentar maia. Seu cultivo contava com técnicas bastante desenvolvidas que trabalhavam em um sistema rotativo de terras. Alem disso, utilizavam das queimadas para explorarem terras ainda não cultivadas. O grande consumo do milho e o uso das queimadas faziam com que as terras férteis sofressem um rápido processo de desgaste.

3. Podemos dizer que a ascensão de cada uma das grandes civilizações americanas pré-colombianas coincidiu com o declínio de outras? Justifique.

Sim, a ascensão, gerou o declinio de outras, porque ela foi uma grande civilização, fazendo com que as menores caíssem.

4. Identifique a base da economia asteca, da inca e da maia e aponte o que havia de semelhante nas produções de cada civilização.

Economia inca: A base da economia inca estava nos ayllu, espécie de comunidade agrária. Todas as terras do Império pertenciam ao Inca, logo, ao Estado. Através da vasta rede de funcionários, essas terras eram doadas aos camponeses para a sua sobrevivência

Economia asteca: A economia asteca era baseada na agricultura, comercio e nos tributos pagos com produtos locais e de povos vencidos em guerra.

Economia maia: A base da economia maia era a agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação eram muito avançadas. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.

5. O solo calcário de lucatã e o terreno andino montanhoso criavam obstáculos naturais à agricultura para maias e incas. Como esses povos enfrentaram tais dificuldades?

Os incas criaram uma vasta rede de estradas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com