TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Conquista Espanhola

Por:   •  3/5/2017  •  Exam  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 2 - Revisão para a avaliação trimestral

Aluno: Pedro Vasconcelos 2°A

Página 29

Retomar conteúdos

1)

As capitanias hereditárias eram faixas de terra que iam do litoral ao limite do território português definido pelo tratado de Tordesilhas,cada faixa foi dada a um homem de confiança do rei que foi denominado caiptão donatário,este tinha que proteger e cultivar a terra com atividades rentáveis,esse modelo de administração já tinha sido antes usado nos Açores e na ilha da madeira,foi escolhido como a saída para controlar o enorme território brasileiro que tinha urgência em ser ocupado.

Por serem muito grandes houve uma dificuldade em  as controlar o que juntamente com o fato de muitos capitães nunca terem saído de Portugal pra conhecer as terras foi fator determinante para o seu fracasso,esse fracasso levou a coroa a criar um sistema vigente com administração centralizada o governo geral sediado na Bahia de todos os santos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2)

 A) Naquela época ter um escravo era um status social, e ter um escravo era caro só quem tinha muitos escravos eram os donos de grandes terras,já que sem eles era quase impossível cuidar das terras.

B) Hoje em dia no Brasil existem outros bens que dão maior status social, porém dependendo da terra ela ainda representa um certo status social.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Página 45

Retomar conteúdos

1)

Os espanhóis estavam mais preparados para esse confronto, possuíam melhores táticas e tecnologia, usavam por exemplo o cavalo um animal desconhecido na América e  os espanhóis trouxeram várias doenças como a gripe, varíola e malária que aniquilaram com os povos astecas e incas.

2)

A) Isso significava restringir a compra de mercadorias das pessoas dá colônia só a comerciantes dá sua metrópole  o que fazia com que o comerciante cobrasse o valor que ele desejasse já que não havia concorrência.

B) Os comerciantes metropolitanos compravam a mercadoria dos produtores por um preço extremamente baixo, e os revendiam por preços altos com muito impostos isso foi determinante para o fracasso desse sistema.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3)

As colônias do sul tinham uma economia agrária e exportadora, que tinha como base de produção grandes propriedades rurais que usavam monocultura, enquanto no centro e norte usava como base econômica a pesca,com e exploração de madeira,as condições climáticas e do solo não permitam a mesma produção que acontecia nos campos sulinos então no norte se produziam em pequenas terras para a subsistência.

As colônias do norte e centro eram de colonização e povoamento o que possibilitou o comércio triangular onde os comerciantes trocavam rum por escravos na África.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com