TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Contemporânea Projeto de Prática

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: ALINE CARVALHO DOS SANTOS    – RA: 8025799

CURSO: HISTÓRIA-  LICENCIATURA

Projeto de Prática

DISCIPLINA: História Contemporânea

PROFESSORA: Elza Silva Cardoso Soffiatti

RIO BRANCO

2019

 Projeto de Prática

Livro utilizado: História Global, Gilberto Cotrim 3º ano.

Utilizado na escola João Ricardo de Freitas, na cidade de Plácido de Castro- Acre.

Ao analisar o livro pude perceber que o mesmo não disponibiliza aos estudantes uma visão geral dos acontecimentos, impossibilitando assim que formem uma visão crítica dos acontecimentos ocorrido no século XX. Os assuntos são bem resumidos, falando das partes mais relevantes dos fatos, por exemplo o capítulo 1 do livro fala sobre a Primeira Guerra Mundial, o assunto se inicia na página 11 e termina na página 21, e que são divididos por tópicos diferentes, tentando relatar os diferentes momentos ocorridos durante a guerra. Dessa forma na maioria dos casos os alunos não conseguem compreender melhor o século XXI.

1- Como as guerras do século XX são apresentadas e trabalhadas no livro:

Como dito anteriormente, no capítulo 1 o livro fala sobre a Primeira Guerra Mundial, o assunto é dividido por 3 tópicos, que são eles, Antecedentes: A situação conflituosa do início do século, A grande Guerra: A conjuntura do conflito bélico mundial e Pós- guerra: A paz dos vencedores. Contém ainda os subtópicos, alguns com no máximo 3 parágrafos. Um dos subtópicos fala sobre as 3 principais fases do conflito. No capítulo 4 fala sobre a Segunda Guerra Mundial, também é dividido por 3 tópicos e com subtópicos. Um dos subtópicos fala sobre a expansão alemã, relata que o governo alemão – liderado por Hitler- planejou a trajetória expansionista da Alemanha nazista e que o desdobramento foi o início do conflito mundial, á seguir fala como isso aconteceu. O capítulo 9 tem como assunto a pós- guerra e novos conflitos, conta um pouco sobre as transformações mundiais nesse período e sobre a Guerra Fria. Praticamente é esse o assunto sobre guerras, no livro analisado, em cada final de capítulo contém atividades que são desenvolvidas com os alunos, em relação ao conteúdo, e é assim que é trabalhado. Algo que observei e achei legal, é que próximo das atividades a um quadro que diz: para saber mais, nele são indicados filmes, livros e site que ajuda o estudante obter um conhecimento maior sobre os fatos.

2- Como as revoluções são apresentadas e trabalhadas no livro:O capítulo 2 trata a Revolução Russa, fala sobre: Declínio e crise do império russo; Do fim do czarismo à supremacia bolchevique; e A construção de uma potência. Inicia na página 25 do livro e termina na 32. Capítulo 11 tem o tema: Socialismo: da revolução à crise. No 4º tópico o assunto é a Revolução Cubana, em 2 páginas tenta relata o ocorrido na Cuba. Esse livro tem apenas essas duas revoluções a serem apresentadas e trabalhadas com os alunos.  Também contém atividade no final do capítulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com