TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Tilibra

Exames: História Da Tilibra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  1.058 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

1 Introdução 2

2 Historia da Empresa 2

3 Administração no Ambiente Natural 3

3.1 Meio Ambiente 3}}}?

3.2 Ética 4

3.2.1 Código de Conduta 4

3.3 Responsabilidade Social 5

3.3.1 Social 5

3.3.2 Parcerias Sociais 6

4 Conclusão 6

1 Introdução

Esse trabalho tem por objetivo apresentar os tipos de Administração no ambiente natural.

O presente estudo objetiva apresentar as principais técnicas de Análise Ambiental utilizadas na

Organização, através de um estudo realizado na empresa Tilibra. Com este trabalho será possível assimilar melhor como funciona a forma de ambientalização da empresa, bem como uma abordagem histórica desde a sua concepção aos dias atuais,

embasando-se também nas teorias administrativas que comprovam a importância de um planejamento, direção e controle

2 Historia da Empresa

A Tilibra, líder no segmento de papelaria, há mais de 80 anos escreve uma história de valor na cidade de Bauru, interior de São Paulo.

A história começa em 1928, o fluminense João Batista Martins Coube resolveu vender sua casa e começar seu próprio empreendimento a Typografia Brasil, que comercializava brinquedos, tintas, artigos para escritórios e engenharia.

A década de 70 foi marcada pela morte do Sr. João Batista, época em que houve a mudança do nome antigo para Tilibra S/A. A partir de então, seus filhos deram continuidade ao trabalho do pai e iniciaram uma nova era na história da empresa.

Além da produção de Material Escolar e Produtos de Papelaria, a empresa também é destaque no mercado de agendas e de produtos inovadores para casa e escritório. Seus produtos podem ser encontrados nas mais diversas papelarias, supermercados, atacadistas e grandes varejistas do Brasil.

Com o crescimento, em 1990 a Tilibra ganha notoriedade e se consolida como a marca mais lembrada pelos estudantes brasileiros e entra para o ranking das maiores empresas do país.

Em agosto de 2004 o grupo Meadwestvaco adquiriu o controle acionário da Tilibra. E em 2012, através de um processo de fusão, esta divisão juntou-se à ACCO Brands.

A Tilibra com seus produtos inovadores, está presente em 18 países do mundo, continuando assim sua trajetória de sucesso.

3 Administração no Ambiente Natural

3.1 Meio Ambiente

A administração ambientalista é a parte estratégica, pois visa diretamente a preservação do meio ambiente pensando sempre nos danos que a empresa pode causar, assim, trabalhando sempre para neutralizar os efeitos que agridem o ambiente natural.

A empresa Tilibra trabalha pensando sempre no respeito à natureza garantindo a qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. E, na Tilibra, respeitar e preservar o meio ambiente faz parte da política da empresa. As ações ambientais desenvolvidas na empresa envolvem o comprometimento com a sustentabilidade do planeta, passando pelo processo de coleta seletiva do lixo, destinação correta de resíduos e tratamento adequado de efluentes. Em tópicos do Código de Conduta e da Política Interna da Qualidade estas questões são discutidas e repassadas a todos os funcionários.

Destinação de Resíduos Líquidos

A Tilibra, sempre preocupada com o meio ambiente, possui sua própria Estação de Tratamento de Efluentes, a ETE, que foi instalada em 2006, tratando tanto os resíduos industriais quanto os sanitários. A empresa foi a pioneira da cidade de Bauru a tratar seus efluentes.

Coleta Seletiva e Destinação de resíduos Sólidos

A coleta seletiva começa no momento em que os profissionais descartam os materiais nos recipientes corretos, evitando que ocorra a contaminação cruzada entre os diferentes resíduos ou a sua descaracterização. Embalagens, sucatas, metais e panos de limpeza são devidamente separados e encaminhados para empresas de tratamento.

O papel, que é a principal matéria-prima transformada na empresa, também é separado, classificado e vendido às empresas de reciclagem para sua reutilização.

Todos os resíduos gerados em nossas atividades são destinados de forma que não causem danos à natureza.

Por ser uma empresa do setor gráfico, a Tilibra utiliza grande quantidade de papel em seu processo produtivo. Sendo assim, os fornecedores da empresa são criteriosamente escolhidos, e em grande parte atendem às exigências da ISO 14001, que assegura os quesitos de qualidade.

Na Tilibra, os produtos estão em sintonia com a sustentabilidade ambiental e, por isso, as certificações consquistadas pela empresa são de grande importância, garantem a origem sustentável das matérias primas, comprovando a sustentabilidade dos processos de produção dentro das normas e padrões mundiais.

Certificação FSC ® (Conselho de Manejo Florestal) Forest Stweardship Councial ® garante que a matéria prima usada no processo de produção é proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

A certificação FSC reforça o compromisso que a Tilibra possui com o meio ambiente e a sociedade. Este compromisso é constantemente relembrado aos funcionários, clientes, representantes e fornecedores da empresa.

3.2 Ética

3.2.1 Código de Conduta

O conceito de ética deve estar presente de forma transparente e buscando sempre contribuir para o desenvolvimento comunicatório e de integridade.

O Código de Conduta Tilibra incorpora os princípios fundamentais nos quais todas as atividades da empresa estão baseadas.

Este código afirma a responsabilidade da Tilibra não só no cumprimento das leis, regras e regulamentos, mas na atuação correta sempre que realiza seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com