TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História De Moisés

Trabalho Universitário: História De Moisés. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Moisés e o Direito Hebreu

Moisés era filho do casal hebreu Jocheber e Amram, mas foi criado no Egito pela filha do Faraó como seu próprio filho. Aos quarenta anos, Moisés é obrigado a partir para o exílio, após ocasionar a morte de um feitor. Instala-se então na região de Midiã, onde se casa com Séfora (Zípora), filha de Jetro, com quem tem um filho chamado de Gérson. Após quarenta anos no exílio, Moisés recebe o chamado de Deus para retornar ao Egito e libertar o povo Hebreu da escravidão e guiá-lo de volta à terra de Canaã. Durante a jornada de retorno à Palestina, Moisés recebe as Tábuas dos 10 mandamentos, escritas pela mão de Deus. Os Hebreus vagaram pelo deserto durante quarenta anos, antes de retornar à Canaã, onde o povo se estabeleceu novamente. Na história judaica, esse retorno é chamado de êxodo e aconteceu entre 1300 e 1250 a.C. Por anos e anos Moisés caminhou pelo deserto conduzindo seu povo,que eram indisciplinados e barulhentos,devido a anos de escravidão. Aos 120 anos Moisés morre sem alcançar a terra prometida na localidade de Pisgah. Após a morte de Moisés, os hebreus chegaram à palestina e, sob a liderança de Josué, que cruza o rio Jordão, combate com os cananeus que então habitavam a terra prometida. Vencidos os cananeus, os israelitas se estabelecem na Palestina. Quando os hebreus chegaram à Palestina, a região já era habitada pelos cananeus e filisteus.

Nessa época, o povo hebreu estava dividido em 12 tribos (“os doze filhos de Israel”), que viviam em clãs compostos pelos patriarcas, seus filhos, mulheres e trabalhadores não livres.

Além das Leis Mosaicas, um amplo conjunto de normas regia a sociedade hebraica, presentes no Torah (Pentateuco), cuja escrita é atribuída a Moisés e é composto por cinco livros: Gêneses;

- Êxodo; - Levítico; - Números; - Deuteronômio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com