TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do PT

Ensaios: História Do PT. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  2.610 Palavras (11 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

PARTIDOS POLÍTICOS E PROGRAMAS DE GOVERNO

PARTIDO DOS TRABALHADORES

Trabalho apresentado à Universidade UNIP à disciplina de Ciência Política, sob a responsabilidade do Prof. Ary Ramos, como parte da avaliação do 2º Semestre

Alunas:

São José do Rio Preto/SP, 05 de novembro de 2014.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de expor e analisar a história, a ideologia e as principais propostas do plano de governo do Partido dos Trabalhadores apresentado junto à candidatura de Dilma Roussef para a presidência em 2015.

O Partido dos Trabalhadores (PT), é o segundo maior partido brasileiro, com 1.549.180 filiados, atrás apenas MDB) e é um dos mais importantes movimentos de esquerda da América do Sul.

Maior partido na Câmara dos Deputados, o PT foi o partido preferido de cerca de um quarto do eleitorado brasileiro desde dezembro de 2009, conforme revista publicada em 2010. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff são seus membros mais notórios. Seus símbolos são a bandeira vermelha com uma estrela branca ao centro, seu hino e código eleitoral de número 13.

O Brasil ainda vivia sob a ditadura militar quando o PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, oriundo dos movimentos de esquerda constituídos por dirigentes sindicais, intelectuais, artistas e líderes católicos ligados à Teologia da Libertação, todos reunidos com a necessidade de promover mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo. Esses líderes, entre eles Apolonio de Carvalho, Mário Pedrosa, Antonio Candido e Sérgio Buarque de Hollanda, se reuniram para decidir como fundar um partido político que unisse as correntes de pensamento socialista.

Foi em um contexto político, econômico e social marcado por intensas mobilizações que o líder sindical e principal fundador do PT, Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se um dos protagonistas da história de luta contra as injustiças do País. E a primeira conquista veio com o reconhecimento oficial do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do PT como um partido político brasileiro, em 11 de fevereiro de 1982.

Desde então, o Partido vem disputando eleições e busca consolidar a sua representatividade no Poder Executivo e nos parlamentos. Resultado desse empenho é a vitória nos pleitos para Presidente da República de 2002,2006,2010 e 2014. Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff criaram políticas públicas para combater a miséria e oferecer oportunidades para o povo brasileiro. Hoje, mais de 22 milhões de cidadãos superaram a extrema pobreza.

O PT está organizado em mais de cinco mil municípios brasileiros. É o único partido no Brasil que participa das eleições para todos os cargos em todos os níveis – municipal, estadual e federal.

2 PARTIDO DOS TRABALHADORES

2.1 Ideologia do Partido

O Estatuto do Partido dos Trabalhadores define em seu artigo 1º que “[O] Partido dos Trabalhadores (PT) é uma associação voluntária de cidadãos e cidadãs que se propõem a lutar por democracia, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o objetivo de construir o socialismo democrático”.

(Completar- Dani)

2.2 Plano de Governo

O Plano de Governo proposto por Dilma Roussef candidata a reeleição para seu segundo mandato como Presidente do Brasil em 2015, foi intitulado “Mais Mudanças, Mais Futuro” e tem propostas nas mais diversas áreas. Seus principais pontos são:

Desenvolvimento: o programa de governo de Dilma diz “O Brasil não será sempre um país em desenvolvimento. Seu destino é ser um país desenvolvido”. Para isso, promete investir em hidroelétricas, termelétricas, em fontes renováveis e limpas, prosseguir com o investimento público-privado dando prioridade para os modais ferroviários, hidroviários e com a exploração do pré-sal. O obstáculo para a realização desses projetos é reconquistar a confiança da iniciativa privada.

Direitos Humanos: Dilma pretende promover a luta pelos direitos humanos, especialmente dos negros e homossexuais: “a luta pelos direitos humanos se mantém, sempre, como prioridade, até que não existam mais brasileiros [...]discriminados por raça, cor, credo, orientação sexual ou identidade de gênero” e “Temos o desafio de tornar realidade a Lei de Cotas no serviço público federal, sancionada em junho de 2014, garantindo-lhe a mesma efetividade já alcançada pela lei de cotas nas universidades públicas.”

É preciso observar que tais afirmações são feitas de forma superficial, sem grandes aprofundamentos e que Dilma não quis colocar no texto o programa a questão da criminalização da homofobia, afirmando em entrevista publicada pelo jornal Estadão que ao ser questionada sobre o assunto que “[a promessa] está na minha boca”.

http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,dilma-rousseff-nao-garante-promessa-para-gays-no-papel,1557567

Educação: “Vamos continuar ampliando o atendimento em creches para universalizar a educação infantil de 4 a 5 anos até 2016. Vamos continuar ampliando e qualificando a rede de educação em tempo integral, de forma que ela atinja até 20% da rede pública, até 2018. Vamos garantir, com o PRONATEC, a formação plena da juventude brasileira, com acesso ao conhecimento científico e tecnológico, por meio de um Pacto Nacional pela Melhoria de Qualidade do Ensino Médio, até 2016. Vamos conceder, no período 2015-2018, mais 100 mil bolsas do Ciência sem Fronteiras. Vamos fazer uma mudança curricular e na gestão das escolas. Vamos enfrentar o desafio de valorizar o professor, com melhores salários e melhor formação.”

Como visto, Dilma propõe a construção de mais creches e de escolas infantis para garantir que 50% das crianças estejam matriculadas e que sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Promete ampliar a educação em tempo integral, implantando a mesma em 50% da rede pública até 2018, o que representa um grande desafio, já que segundo dados da versão online do Jornal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com