TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da América Contemporânea

Por:   •  25/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

A América Latina foi alvo de diversas políticas militaristas no decorrer do século XX. Identifique e analise essas políticas dentro do contexto da Guerra Fria.

A Guerra Fria foi uma das consequências da hegemonia consagrada aos Estados Unidos na Segunda Guerra. Mesmo que de forma involuntária, a américa Latina passou por uma nova política que reestabeleceram diversos princípios.

Temos como exemplo o Tratado Interamericano de Ajuda Recíproca (1947) que foi assinado por diversos países da América Latina, como por exemplo, o nosso Brasil. Ele tinha o objetivo de estabelecer a solidariedade coletiva, a defesa conjunta dos países que faziam parte dele. O Tratado foi uma ideia dos Estados Unidos, já que viam como a solução para uma possível invasão da União Soviética. Assim, podemos ver este tratado como uma defesa contra o comunismo.

O comunismo era visto como uma ameaça e por isso era enfrentado de diversas formas. Assim, a ajuda militar era vista como algo muito importante. Na Guatemala por exemplo, sofreu um golpe militar dos Estados Unidos que diziam que isso era para a defesa da democracia e com iniciativas anticomunistas.

Neste contexto surge o denominado Inimigo Interno. Qualquer possível intenção de mudança social era tida como tentativa comunista. Entre 1962 e 1966 diversos golpes cívico-militares aconteceram sobre os governos que eram vistos como próximos ao comunismo. Porém, em 1968 temos o Governo Revolucionário das Forças Armadas de Juan Velasco Alvarado no Peru. Seu governo foi palco de reforma agrária, nacionalização do petróleo, reconhecimento dos direitos indígenas e se aproximou da União Soviética para conseguir produtos e tecnologias. Esse governo foi revolucionário, já que mesmo com tantas mudanças, os Estados Unidos foram tolerantes.

Na segunda metade do século XX temos os golpes militares que podem ser vistos de diferentes formas. As ditaduras podem ser vistas como ditaduras excepcionais, que tinham como objetivo salvar a ordem constitucional. Assim, o combate ao comunismo não estava em primeiro plano. Já outras versões, tem os golpes como golpes preventivos, os quais teriam acontecido para deter a passagem do comunismo aos governos não confiáveis. Outra versão é a dos golpes contrarrevolucionários, para desestimular a passagem para um governo revolucionário e por fim, golpes conjunturais que se deram pelas condições locais e não por intervenções internacionais.

A Doutrina de Segurança Nacional teve como ponto de partida a necessidade do governo Nixon de comprometer as Forças Armadas dos países da América Latina na defesa do continente. Identifique os principais processos relacionados com essa doutrina.

Comprometidos em combater o comunismo na África e na Ásia, os Estados Unidos envolviam as forças locais para poupar seus recursos humanos e militares. Porém não enfrentavam só ameaças externas, as ameaças podiam vir da própria população que estivesse apoiando governantes populistas e movimentos reformistas, ambos poderiam levar os países ao comunismo.

Com a Doutrina de Segurança Nacional, os militares passaram a perseguir os próprios cidadãos locais. Iniciando-se assim, guerras locais. As ditaduras passam ir contra os militantes revolucionários, reformistas e ativistas. Exemplo disso foi a Operação Condor.

Contra insurgência e Construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com