TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Natura

Tese: História da Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  Tese  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 8

História da Natura

A Natura é uma empresa que atua no mercado de cosméticos, vendendo produtos inovadores essencialmente produzidos com elementos naturais tipicamente encontrados na flora brasileira.

Foi iniciada em1969 em, São Paulo numa pequena loja e um laboratório, dando origem a um complexo industrial e a uma força de vendas formada, ao final de 2008, por 850 mil revendedoras autônomas (as Consultoras Natura), tanto no Brasil como no exterior.

Foi Inaugurado em 2001, o local é um centro integrado de pesquisa, produção e logística e um dos maiores e mais modernos do gênero na América Latina.

Além do Espaço Natura, a empresa mantém uma unidade comercial e de distribuição em Itapecerica da Serra, no Estado de São Paulo, em Uberlândia e Matias Barbosa, em Minas Gerais, na capital do Estado de Pernambuco, Recife e em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

Um marco na história da Natura foi à opção, ainda em 1974, pelo sistema de venda direta. Surgiram assim as Consultoras Natura, revendedoras autônomas que compram e revendem os produtos da marca, participantes de um sistema vitorioso no Brasil e nos outros países nos quais já mantemos operações. As Consultoras, principal elo da Natura com o consumidor final, são um público muito especial, com o qual mantém um relacionamento próximo, por meio de cursos e oficinas de capacitação e de um amplo sistema de comunicação. Afinal, elas são a linha de frente com nossos consumidores finais e as responsáveis por disseminar o conceito do Bem Estar Bem, além do engajamento em causas sociais e ambientais. Em 2008, a Natura distribuiu R$ 2,023 bilhões em riqueza para as suas Consultoras.

A missão da Natura e seus objetivos.

E “criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem: bem-estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo; estar bem é a

relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte com um todo”.

A Natura busca criar e compartilhar valores com a sociedade, gerando resultados econômicos, sociais e ambientais. A crença da empresa é que as pessoas que entenderem os desafios do seu tempo e ajudarem as sociedades a se tornarem mais felizes farão diferença no futuro. Esse entendimento da atividade empresarial como parte de um todo articulado e conectado em rede é o que inspira e orienta a atuação da Natura, bem como a busca contínua por produtos de menor impacto ambiental, tanto nas formulações quanto nas embalagens.

Segmentação no mercado

O segmento de venda direta mantém seu ritmo de expansão, não dependendo de crédito.

Baseado na venda direta, não depende de crédito. Trabalha com um portifólio dinâmico buscando sempre construir forma atrativa, com uma oferta adequada para todos os públicos.

Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria,cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral. Os produtos visam não somente atender às necessidades funcionais dos consumidores como também despertar sentidos e ampliar a consciência do indivíduo consigo próprio.

Além da ampliação das atividades na América Latina, a empresa segue no mercado europeu desde 2005, com a inauguração da Casa Natura – primeira loja mundial, em Paris e França.

Os principais segmentos/linhas de produtos da natura são: Aquarela, Chronos, Ekos, Doce, Faces, Fotoequilibrio, Mamãe e bebê, Naturé, Plant, Tododia, Séve, Una, Kaiak, Sr N, Natura Homem, Amó, Vovó, Perfumaria Natura e Aquarela.

Linha Ekos.

Unindo o conhecimento tradicional à tecnologia verde, Natura Ekos busca preservar o patrimônio ambiental e cultural brasileiro. Obtidos de forma sustentável, os ativos da linha oferecem benefícios comprovados cientificamente para o corpo e para os cabelos. Extraídos das matas, campos e cerrados brasileiros, os ativos da linha provêm de áreas de cultivo e reservas extrativistas registradas no Instituto Brasileiro de Apoio ao Meio Ambiente (IBAMA). A Andiroba é proveniente da Reserva Extrativista do Médio Juruá, no Amazonas. A Castanha-do-Pará vem da Reserva Extrativista Iratapuru, no Amapá. O Projeto Reca, em Rondônia, é o responsável pelo fornecimento de Cupuaçu. Já Pitanga, Guaraná, Maracujá e Macela do Campo são provenientes de áreas de cultivo e manejo orientados para preservação dos recursos naturais e fixação do trabalhador em seu local de origem.

Como forma de garantir que os insumos da flora brasileira sejam extraídos de acordo com padrões social e ambientalmente corretos, a Natura formatou o Programa de Certificação de Fornecedores de Produtos Florestais para as áreas e reservas com as quais se relaciona.

Mercado Alvo - Lançada em 2000, a Natura Ekos é a marca que desde seu nome nos religa com a natureza. Do grego, oikos significa “a nossa casa”, do tupi-guarani, ekó é sinônimo de vida, e no latim, echo corresponde a tudo o que reverbera, que logo será ouvido. Assim, somos o eco de todos os povos que viveram e conviveram com a natureza antes de nós e seremos eco para os povos que virão no futuro.

O Portal Natura Ekos é mais uma maneira de ecoar, pelo Brasil e pelo mundo, as tradições e sabedorias de nossa gente e a exuberância de nossa biodiversidade, que unidas ao conhecimento científico, dão origem a uma linha de produtos inovadora e a um modelo de fazer negócios, em que ganham não apenas os consumidores e as empresas, mas também as comunidades tradicionais e a natureza.

Natura Ekos cobre a maior parte dos segmentos de mercado nos quais atuam, incluindo sabonetes, shampoos, condicionadores, hidratantes e perfumes. A marca conseguiu se posicionar no mercado de forma sólida e inteligente, tornando-se uma das mais fortes, respeitadas e valiosas do país.

Cliente Alvo - Todos os tipos de públicos, mas o perfil que mais procura a linha Ekos é o público feminino de 20 á 50 anos, das classes A, B e C . Esse público buscam produtos de fragrâncias naturais da Amazônia pois tem um estilo de bem com a vida e com a natureza. Essas pessoas escolhem a Natura ekos, pois tem bom gosto e usam produtos de qualidade e confiabilidade.

Posicionamento de Mercado – Seu Slogan é bem estar bem à mensagem que quer transmitir é Bem estar é a relação harmoniosa, agradável do individuo consigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com