TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da República da Macedónia

Pesquisas Acadêmicas: História da República da Macedónia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

A República da Macedónia (português europeu) ou Macedônia (português brasileiro) (em macedônio: Република Македонија, transl. Republika Makedonija, API: Loudspeaker.svg? rɛˈpublika makɛˈdɔnija) é um país balcânico que até 1991 fazia parte da Jugoslávia socialista. Tem limites a norte com a República do Kosovo e com a Sérvia, a leste com a Bulgária, a sul com a Grécia e a oeste com a Albânia. Capital: Escópia. A Macedônia ingressou nas Nações Unidas em 1993 com o nome antiga República jugoslava da Macedónia (ARJM)2 (português europeu) ou Antiga República Iugoslava da Macedônia (ARIM) (português brasileiro) (em macedónio Поранешна Југословенска Република Македонија - ПЈРМ).3

Um país sem litoral, a República da Macedónia faz fronteira com o Kosovo ao noroeste, a Sérvia ao norte, Bulgária ao leste, Grécia, ao sul e a Albânia a oeste. Constitui aproximadamente a terceira maior região geográfica da Macedónia, que também inclui as partes vizinhas do norte da Grécia e uma parcela menor na Bulgária. A capital do país é Skopje, que também é sua maior e mais populosa cidade. Outras cidades importantes da nação incluem Bitola, Kumanovo, Prilep, Tetovo, Ohrid, Veles, Štip, Kočani, Gostivar, Kavadarci e Strumica. Possui mais de 50 lagos, além de dezesseis montanhas com mais de 2.000 metros de altura. A Macedónia é um membro das Nações Unidas e do Conselho da Europa. É também um candidato à União Europeia e solicitou a adesão à OTAN.

Índice [esconder]

1 Etimologia do nome Macedônia

2 Controvérsia

3 História

4 Geografia

5 Demografia

6 Política

7 Religião

8 Subdivisões

9 Economia

10 Cultura

10.1 Academia do Humanismo da Macedónia

11 Ver também

12 Referências

13 Ligações externas

Etimologia do nome Macedônia[editar | editar código-fonte]

O nome Macedónia é muito antigo. De acordo com a etimologia, a palavra Macedónia deriva do grego μάκος (Makos), e o adjetivo μακεδνός (Makednos), o que significa alta.

Existem três teorias sobre a origem do nome "Macedónia". De acordo com a mitologia grega , Macedônia foi o nome do chefe da tribo que se instalou na região e fundaria o Reino da Macedônia. De acordo com Heródoto , os ´makednoí eram uma tribo dória.

O nome também pode derivar o adjetivo μακεδνός (makednós), que significa "alto" e é usado por Homero para designar uma árvore em Odisseia. Segundo o gramático Hesíquio de Alexandria, seria uma palavra do dialeto dórico, significando "grande" ou "pesado". Acredita-se geralmente que tanto os macedónios como os seus antecessores makednoí fossem pessoas de grande estatura.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Disputa sobre o nome da Macedônia

Ao proclamar sua independência da República Socialista Federal da Jugoslávia, em 1991, a República da Macedónia enfrentou forte oposição da Grécia, que considera o nome "Macedónia" como parte do passado cultural grego. Além disso, a Grécia já possui uma região com o mesmo nome. Desta forma, a Grécia só concordou com a admissão da República da Macedônia (nome constitucional) na Organização das Nações Unidas sob o nome provisório de "Antiga República Jugoslava da Macedónia" (em inglês "the former Yugoslav Republic of Macedonia" - FYROM; em macedônio: Поранешна Југословенска Република Македонија - ПЈРМ) e, assim, a República da Macedónia tornou-se membro da organização em 1993.4

A maioria das organizações internacionais adoptou a mesma convenção de nome, inclusive a Organização do Tratado do Atlântico Norte5 , o Fundo Monetário Internacional e o Comité Olímpico Internacional. Porém, um número crescente de países tem abandonado a referência provisória da Organização das Nações Unidas, inclusive três dos cinco membros permanentes do conselho de segurança da organização: Estados Unidos, Rússia e República Popular da China. Noventa países já reconhecem o país como "República da Macedónia" ou simplesmente "Macedónia".

A posição oficial do governo grego é a de que a palavra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com