TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da evolução sindical

Seminário: História da evolução sindical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Historia da evolução sindical

Passou a se configurar a politica do sindicato a partir da revolução industrial, naquela época olhando para o ponto de vista econômico o cenário não era favorável aos trabalhadores. O inicio da produção industrial os operários trabalhavam em condições péssimas pois havia falta de iluminação ,má circulação de ar e os operários se acidentavam por falta de regulamentação das condições se segurança.

As jornadas de trabalho eram muito cansativa pois ultrapassava oito horas com essas situações os operários insatisfeitos passaram a se organizar para tentar conseguir mudanças.

Na década de setenta a ação sindical questionava os aspectos mais restritivos da legislação que foi imposta pela ditadura militar ,em mil novecentos e setenta e sete caracterizou se o novo sindicalismo com maior contato entre liderança sindicais .

O objetivo maior que as lutas sindicais queriam eram conseguir melhores condições de trabalho , no Brasil a classe operaria veio a surgir no século dezenove nesse período ouve mudança na economia , o trabalho escravo foi substituído pelo trabalho assalariado .O sindicato conquistou algumas melhorias com o passar do tempo ,mas os sindicalistas deixaram um pouco de lado o interesse em cobrar benefícios dos empresários a favor dos colaboradores .

Mas se formos comparar as situações do sindicato desde quando ele surgiu podemos ver que conquistou benefícios satisfatórios para os colaboradores como decimo terceiro salario. o direito de repouso semanal remunerado a cada semana trabalhada ,férias entre outros .

O sindicalismo ganhou força e respeito se comparado desde seu inicio ouve mudanças na legislação . Hoje em dia o trabalhador tem muitos benefícios que antes não tinham. Temos as convenções coletivas de trabalho onde acontecem acordos entre sindicatos de trabalhadores e empregados.

Essas convenções acontecem uma vez por ano, na data- base é convocada assembleia geral para instalar o processo de negociações coletivas, isto significa que nesta data reajustes, pisos salariais, benefícios , direitos e deveres de empregadores e trabalhadores serão objeto de negociações estipuladas na negociação assinam a convenção coletiva de trabalho ,e assim atingem a todos os integrantes da categoria.

A convenção coletiva entra em vigor em três dias apos a data de entrega(protocolo) no DRT (Delegacia regional do trabalho)

As decisões estipuladas nas convenções transformam-se em direitos e deveres para todos os trabalhadores e empregadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com