TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da lei brasileira

Por:   •  12/4/2015  •  Tese  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

História do Direito Brasileiro

Caso Concreto 02:

a) O que foi e o que representou o fenômeno das Grandes Navegações? É possível relacionar o descobrimento do Brasil com este fenômeno?

A necessidade de encontrar um novo caminho para se chegar às regiões produtoras de especiarias fez com que alguns europeus organizassem expedições marítimas, a fim de suprir tal necessidade. Assim teve início o conjunto de  expedições que ficou conhecido como “ Grandes Navegações”. A  busca de lucros, pela burguesia comercial e financeira da Europa, também impulsionou as Grandes Navegações, por isso, a burguesia européia investia vultosos recursos para armar esquadras, remunerar tripulações, para financiar, enfim, as expedições oceânicas.

Além dessa questão econômica, outras razões impulsionaram as Grandes Navegações. Como a questão religiosa, pois a Igreja tinha a idéia de espalhar o cristianismo pelo mundo. E a questão política, porque com a conquista de novos territórios seria uma forma de expandir impérios. 

Os pioneiros das Grandes Navegações foram os portugueses e os espanhóis.

   As Grandes navegações representaram um avanço  na história. Elas ajudaram a marcar a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, resultaram na descoberta de um novo continente a ser explorado pelos europeus, a América, e num grande impulso para o aumento do comércio da Europa com a Ásia e a África.

    O descobrimento da Brasil está diretamente relacionado às Grandes Navegações, pois como já  falado antes, foi nesse período que os portugueses aqui aportaram.

b) Qual o direito aplicado pelos portugueses na colônia brasileira ?

Foi o Civil Law

c) Faça uma pesquisa e procure saber se o território onde está localizada a cidade na qual você mora poderia ser considerado como território da colônia portuguesa na América na virada do Século XVI para o Século XVII?

A cidade de Angra dos Reis/RJ começou como um povoado na localidade de Vila Velha e, em 1593, se elevou a Vila dos Santos Reis Magos e pertencia à Capitania de São Vicente.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com