TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Desporto

Por:   •  25/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 9

Teorias da Origem da Atividade Desportiva

Assumindo o jogo como a 1ª manifestação de desporto, Diem e Popplow tratam a teoria da perspetiva idealista baseada na motivação lúdica e cultural.

Diem: importante expoente da historia do desporto do século XX, ao qual está atribuída a organização dos Jogos Olímpicos de 1936, na Alemanha nazi.

Para este autor, as atividades físicas possuem uma estreita ligação com o mundo sagrado, sendo esta uma forma de homenagear as divindades através do culto. De forma a estabelecer o vinculo entre o desporto e os mortos, Diem estabelece 4 estágios,

 Reconhecimento da causa da morte (natural vs humana)

 Atribuição da punição (culpado vs inocente)

 Lutar pela sobrevivência

 Transposição da luta mortal para a simbólica

Ulrich Popplow : define o conceito de “exercício físico” como um movimento nascido de uma unidade viral do homem em razão dos fins e objetivos externos no movimento misto. Seguindo este raciocínio, este autor propõe 3 questões para a origem do desporto:

 Quando ocorrem os exercícios físicos ? Nas danças presentes do período Paleolítico Inferior o objetivo de melhorar a caça.

 Qual a sua função social? Impulsionar o culto dos caçadores.

 Qual a sua motivação espiritual? Sentido dualista, privilegiando o corpo e principalmente a alma.

Estes autores apresentam uma perspetiva de que o jogo é resultado de um impulso congénito, podendo estar relacionado a uma necessidade de relaxamento e reposição da energia através do exercício físico. Adicionalmente, é proposto que o jogo atue no processo de formação da personalidade.

Lukas e Eichel, por sua parte, concebem o jogo a partir de uma perspetiva materialista, considerando uma motivação laboral e bélica, podendo desta forma associar à guerra toral, contrapõe 2 ideologias distintas:

 Idealista: apresenta uma clara diferenciação entre o homem e o animal, onde se observa que a liberdade é exclusiva do homem e permite a eleição das necessidades naturais.

 Marxista: o desporto é proveniente do trabalho especificamente humano estando os exercícios físicos a serviço de uma melhoria para a produção, promovendo também um desenvolvimento completo.

Associada a estas perspetivas, podemos também referenciar a teoria apoiada nos achados arqueológicos e pré-históricos, na qual baseiam sua origem na evolução do ser humano.

Para estes autores, não existe alma. As danças, como atividade, assumem um caracter contributivo para a melhoria do rendimento no trabalho. Neste contexto, substituem o exercício físico pelo corporal, distinguido os movimentos comuns do homem e os animais, daqueles que somente o homem é capaz de realizar – o trabalho.

Esta conceção está fundamentada nos estudos de Korper ( corpo objetivo vs corpo subjetivo) onde para que uma ação ou movimento seja considerado exercício, faz-se necessário existir uma certa repetição da sua execução.

Introdução

Pelo que percebemos da lenta evolução das sociedades primitivas, se quisermos abordar, as características das suas atividades físicas, teremos que entrar no campo das hipóteses.

Poderíamos dizer, que o primeiro professor de Educação Física, foi o primeiro homem a ensinar ao seu filho a posição ereta e a caminhar

No entanto, os primeiros povos, nómadas que eram, tinham a sua vida quotidiana marcada por duas grandes preocupações : atacar e defender-se, na busca constante de comida.

Aparecimento e Expansão do Homem Moderno

Foi há cerca de 200 mil anos em África que a evolução do homem atingiu a sua fase atual, fisicamente idêntico aos homens de hoje.

O homo sapiens sapiens, com a sua superioridade técnica, foi o único que conseguiu adaptar-se às condições adversas da Glaciação.

Há cerca de 45 mil anos começou a ocupar, em migrações sucessivas áreas não habitadas dos continentes australianos e americano.

Período Paleolítico “Período da Pedra”

No Período Paleolítico Superior, período que se inicia há 40 mil anos, estes povos tornaram-se caçadores-recolectores, atingiram um grande desenvolvimento económico, social e cultural centrando a vida económica na caça.

A caça era uma atividade que exigia um grande esforço coletivo nomeadamente no fabrico de armas e instrumentos adequados para caçar ( azagaias, machados, laminas, lanças..)

Influência da Arte e das Crenças no Desporto

Estes povos veneravam as forças da natureza, da vida e da morte. Estas crenças levam-nos a praticar rituais mágicos em particular, a dança. A criação das primeiras obras de arte deve ser igualmente ligada à expressão de sentimentos religiosos é testemunha : As pinturas e gravuras rupestres em França ( Lascaux).

Características da Revolução Neolítica

Por volta dos 10 mil anos a.C. termina a última Glaciação. O clima tornou-se quente e húmido em muitas regiões como o Médio Oriente, Sudeste Asiático, a China e a América Central, permitindo que os planaltos e os vales se cobrissem de plantas gramíneas ( plantas herbáceas que produzem espigas como o trigo, cevada arroz, milho, feijão, etc..), dando origem à invenção da agricultura.

Este acontecimento ocorreu, no 8º milénio a.C., no Médio Oriente e repetiu-se poucos milénios depois, na Ásia e na América.

Por esta altura domesticaram-se os primeiros animais, isto permitiu o fornecimento de alimentos e matérias primas.

À comunidade de caçadores – recolectores do período Paleolítico sucederam as comunidades de agricultores e pastores.

Com estas mudanças, as populações deixaram de viver apenas da recoleção e passaram e produzir os meios de subsistência ( produtos agrícolas e gado).

Tratou-se de uma viragem de consequências tão profundas na vida que designamos por revolução neolítica.

Por revolução entendemos as mudanças relativamente rápidas que provocam uma transformação profunda na sociedade ou na cultura.

Por Neolítico entendemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com