TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Islã

Tese: História do Islã. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Tese  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

A História do Islamismo

No sétimo século, Maomé diz ter recebido uma visita do anjo Gabriel. Durante essas visitas do anjo, as quais continuaram por cerca de 23 anos até a morte de Maomé, o anjo aparentemente revelou a Maomé as palavras de Alá (a palavra árabe usada pelos muçulmanos para “Deus”).

Islamismo

O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.

A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Os seus seguidores são os muçulmanos. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.

Alcorão, livro sagrado do Islamismo

O livro sagrado do Islamismo é o alcorão, consiste no conjunto das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Os seus principais ensinamentos são a omnipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.

Cinco Pilares do Islamismo, as regras fundamentais para os muçulmanos:

- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;

- Realizar cinco orações diárias comunitárias;

- Ser generoso para com os pobres e dar esmola;

- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadão (mês anual de jejum);

- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida.

Oração dos muçulmanos

A entrada de um muçulmano no paraíso depende da obediência a esses cinco Pilares. Ainda assim, Deus pode rejeitá-lo. Nem mesmo Maomé sabia ao certo se Alá iria admiti-lo ao paraíso.

Uma Avaliação do Islamismo

Em relação ao Cristianismo, o Islamismo tem algumas semelhanças, mas também diferenças significantes. Assim como o Cristianismo, o Islamismo é monoteísta. No entanto, os muçulmanos rejeitam o conceito da Trindade – ou seja, que Deus se revelou como um em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.

O Islamismo clama que Jesus era apenas um profeta – não o filho de Deus. Os muçulmanos acreditam que Jesus, embora nascido de uma virgem, foi criado como Adão. Muitos muçulmanos não acreditam que Jesus morreu na cruz. Eles não entendem por que Alá permitiria que o Seu profeta Isa (a palavra islâmica para "Jesus") sofresse uma morte torturante. Contudo, a Bíblia mostra como a morte do Filho perfeito de Deus foi fundamental para pagar pelos pecados dos crentes.

O Islamismo acredita que o Corão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com