TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do canhão

Abstract: História do canhão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Abstract  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

História do canhão:

O canhão foi inventado no século XIV pelo monge e alquimista alemão Berthold Schwarz (1310-1384), na cidade de Friburgo, Alemanha.

Schwarz utilizou uma mistura de nitrato de sódio, enxofre, pólvora e outros reagentes químicos para testar o poder de explosão de sua criação.

Embora a pólvora já fosse conhecida pelos chineses, utilizada não apenas em fogos de artifício, mas também militarmente, esta foi a primeira arma de projéteis para longo alcance já projetada. Ou seja: a invenção do canhão foi a primeira arma-de-fogo já construída da história.

A peça de artilharia foi utilizada pela primeira vez em 1334, quando o bispo Nicolau I de Constança mandou defender com ela a cidade de Meersburg.

A origem do canhão:

A palavra "canhão" vem do espanhol, "caño" e significa cano grande. Foi inventado no século e usado pela primeira vez na Batalha de Crecy, em 26 de agosto de 1346, durante a Guerra dos Cem Anos. Foi decisivo para que um exército inglês de 50 mil soldados derrotasse seu adversário francês de 100mil homens

A evolução do canhão:

O armamento evoluiu com o tempo, principalmente depois da Revolução Industrial. Mas o canhão parece ser uma das armas de fogo surgidas bem antes da época industrial. Se considerarmos que desde o século XV faziam-se usos destas armas de fogo a fim de dotar as fortificações de defesa que foram construídas nas entradas das barras e os navios antigos (galeões) com a finalidade de barrar ou pelo menos dificultar a passagem de navios inimigos podemos entender que não eram estes armamentos configurados à forma como o encontramos hoje.

Se percorrermos ainda mais longe no tempo a fim de buscarmos na história as primeiras armas de fogo similares ao canhão que eram utilizadas pelo exército grego e romano vamos encontrar três delas que são dignas de registro:

a) A catapulta – cuja finalidade era a de lançar pedras e carcaças de animais selvagens em decomposição por sobre as muralhas adversárias no intento de infligir baixas por contaminação biológica

b) A Torre de Assalto, cuja finalidade era possibilitar aos homens de frente um recurso para sobrepujar os portões da cidade (muralhas)

c) A Aríete, que facilitava o arrombamento das cidadelas (portões).

Conceito cientifico usado no canhão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com