TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IGREJA, PARTIDO, ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL E OS MOVIMENTOS DE REIVINDICAÇÕES SOCIOPOLÍTICAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO.

Exames: IGREJA, PARTIDO, ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL E OS MOVIMENTOS DE REIVINDICAÇÕES SOCIOPOLÍTICAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  9.700 Palavras (39 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 39

Sumário

Introdução ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬............................................................................................................ 3

Os Movimentos Sociais na Cena Contemporânea .............................................. 4

Caracterizando o Objeto: Campo Político ............................................................ 6

Campo Religioso ................................................................................................ 12

Campo Empresarial ............................................................................................ 15

Considerações Finais ......................................................................................... 18

Anexos ............................................................................................................... 19

Referências Bibliográficas .................................................................................. 26

Introdução

Aproximadamente no mês de Julho o Brasil foi palco de grandes manifestações que tiveram seu estopim com a “revolta dos vinte centavos”, que declaradamente protestavam contra o aumento no valor da tarifa de ônibus na capital paulista, promovido pelo então prefeito Fernando Haddad [PT]. Essas manifestações tomaram proporções inimagináveis, logo várias cidades pelo país aderiram aos protestos que passaram a não ser mais somente pelo aumento da passagem, mas por outros escândalos políticos e econômicos envolvendo os gastos excessivos com as construções da copa das confederações, copa do mundo, olimpíadas, desvio de verbas, PEC37, dentre outros atos de corrupção.

Mas essa não foi a primeira vez que a população se reuniu para se impor na garantia de seus direitos, ainda em 1879 tivemos a Revolta do Vintém que era contra a cobrança de 20 réis nas passagens dos bondes, o que acarretou várias mortes e na anulação do reajuste. Tivemos também outras revoltas mais conhecidas como: Revolta da Vacina (1904) movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro que teve como principal causa a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola; Greve da meia-passagem (1979) por conta de três aumentos nas passagens em apenas um ano em São Luís (MA); Diretas Já (1984) que tinha como objetivo a democracia no voto que deveria ser direto; Impeachment de Collor(1992) para exonerar o presidente vigente da época Fernando Collor de Melo que respondia à acusações de corrupção; Marcha dos 100 mil (1999) para protestar contra o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Sabemos do papel de todos esses movimentos para o desenvolvimento do país e todas as modificações que eles acarretam para a sociedade. Ciente de sua importância viemos por meio deste trabalho pesquisar sobre os ditos movimentos sociais em que iremos elaborar no seu contexto um pouco da história de três sujeitos específicos, que são eles: a igreja, a política e as organizações empresariais. Procurando compreender de que forma esses três atores estão relacionados aos movimentos sociais que têm ocorrido de forma impactante ao longo da nossa historia e bem presente no nosso contexto atual além de responder à questôes tais como: Como ocorreram esses movimentos? Quais suas perspectivas e seus ideais? Que consequênias esses movimentos acarretarão?

Para Leonardo Boff: “Cada cidadão pode sair do anonimato, dizer sua palavra, encontrar seus interlocutores, organizar grupos e encontros, formular uma bandeira e sair à rua. “ Disponivel em ( http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1861690, Acesso em: 11 setembro 2013). Todos nós temos o dever de ir em busca de nossos direitos que estão garantidos pela Constituição de 1988. Cada cidadão é uma célula do corpo, que depende uma da outra para um bom funcionamento, por isso temos que nos unir. Nossa profissão como Assistente Social luta pela garantia dos direitos pessoais e sociais, não podemos ser meros espectadores de todos esses acontecimentos, precisamos de uma participação efetiva junto à sociedade que está cada vez mais crítica e unida.

Os movimentos sociais na cena contemporânea

Os primeiros estudos que surgiram no Brasil sobre os movimentos sociais tinham uma filiação teórica explicita: Jordi Borja e Manuel Castells, entre eles os pioneiros foram o de José Álvaro Moisés (1978) e Gohn (1979) se tratavam de movimentos socias urbanos. Nos anos 90 o cenário das lutas sociais no Brasil foi redefinido, deslocando alguns eixos das alienações dos analistas. O movimento popular cresce e ganha grande destaque. Os movimentos dos trabalhadores rurais (MST), criado em 1979 em Santa Catarina, espalharam-se em todo o Brasil realizando grandes ocupações de terras em todo o Brasil, luta pela obtenção da posse das terras criadas pelo governo. Dos anos 90, houve o começo da luta no campo onde centenas de trabalhadores foram mortos em conflitos pela posse de terras, o movimento ganhou o alcance da mídia internacional, com a matança de 19 sem terras no sul do Pará em Abril de 1996, dentre outros conflitos encarados pelo movimento, transformando o MST no maior movimento popular do Brasil nos anos 90.

Na mesma década surgiram ainda novos movimentos sociais centrados em questões éticas como a corrupção e escândalos na política nacional, houve ação da cidadania tendo a frente a figura carismática de Betinho, estando o país num período de extremo desgaste, desemprego, corrupção e insegurança levando o povo ás ruas unidas em torno de protestos exigindo impeachment do ex-presidente Cólor de Mello. A violência, a intensificação do narcotráfico e do consumo de drogas criou na população um clima favorável de protestos exigindo respostas positivas ao apelo feito através dos movimentos.

“As décadas de 60 e 70 foram marcadas pela presença de movimentos sociais revolucionários[...] A década de 80 foi a década de grandes mobilizações e reivindicações, cuja ação contestadora estava centrada no estado. Mudou este quadro na década de 90. Ela foi o palco de mudanças significativas na vida e na ação dos movimentos sociais populares, vários fatores de caráter econômico, político, cultural, ético e religioso entraram em cena.” (Ética, cultura e igrejas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com