TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPERIALISMO: AINDA EXISTE?

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar em aspectos gerais o tipo de Imperialismo que surge no Século XIX, abordando as características principais do capitalismo/imperialismo, bem como as contestações. Mostrando, principalmente que continuam sendo válidos na atualidade os conceitos de imperialismo na luta de classes.

Para iniciar, é preciso saber que Imperialismo: é uma espécie de domínio que uma nação tem sobre a outra nos assuntos de política, cultura, economia, etc... Esse “domínio” geralmente é conquistado através das guerras.

A partir da segunda metade do século XIX, em alguns países da Europa, em especial a Inglaterra, passavam pela sua Segunda Revolução Industrial. Por isso, precisavam de novos mercados consumidores de seus produtos e fontes de matérias primas. Além disso, houve o crescimento populacional europeu, com a necessidade de escoar a população excedente para outros locais. As principais nações imperialistas ou neo colonialistas foram Inglaterra e Alemanha.

Também será abordado o imperialismo nos dias atuais e a luta de classes, destacando as relações de subordinação/dominação, que sempre esteve presente na vida dos povos, entre os diferentes Estados e regiões que compõe o sistema global.

2 DESENVOLVIMENTO

O termo Imperialismo que ocorreu na Era de Impérios, constituiu em um tipo de política expansionista das principais nações Europeias, que tinha como objetivos a busca de mercado consumidor, de matérias-primas e de mão de obra barata para o desenvolvimento das indústrias. Também segundo o texto Teoria do Imperialismo: John Hobson, “veio sintetizar o desafio teórico político para a compreensão da época em que se iniciava”.

O fenômeno de expansão dos países europeus teve início a partir do momento em que, após as revoluções Burguesas dos séculos XVII e XVII e da formação das nações modernas na Europa (Alemanha, França e Itália), houve um grande processo de industrialização desses países.

Esta industrialização gerou uma grande concorrência entre as nações, que passaram a disputar territórios e estabelecer as suas fronteiras com exércitos modernizados, acentuando o caráter nacionalista dos países europeus.

Toda a riqueza e capital gerado do processo de produção, maquinários e produtos de consumo, necessitavam de sustentação financeira de crédito, por isso a industrialização exigia uma integração econômica nunca vista antes. Todos os setores do capital financeiro se integraram com o setor das indústrias, estruturando a complexidade da economia mundial integrada.

Assim, as nações imperialistas do século XIX promoveram a colonização de regiões da África, Ásia e Oceania. Este período foi marcado por muitas guerras e tensões. A África teve seu território dividido entre as nações europeias, através da Conferência de Berlim (1884), a Inglaterra, ficou conhecida nesta época como grande Império, por conta de sua vasta expansão, que integrava grandes países, como a Austrália e a Índia.

Segundo Hobson, o fenômeno do Imperialismo como um desajuste temporal é uma enfermidade curável do capitalismo da época, excesso de poupança ou subconsumo.

No final do século XIX, os países imperialistas se lançaram em uma corrida pela conquista, o que desencadeou rivalidade entre os mesmo e concretizou motivo da Primeira Guerra Mundial, o imperialismo chegou ao seu ponto final no início do século XX, quando as tensões nacionalistas se tornaram mais veementes. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) é fruto direto dessas tensões.

Com relação ao Imperialismo-capitalismo, podemos observar no artigo de Samir Amin “O Imperialismo, Passado e Presente”, que é o Imperialismo A conquista imperialista do planeta pelos europeus, realizou-se em duas fases, e talvez estejamos a entrar na terceira. O Imperialismo não é um estágio do capitalismo, é imanente á sua expansão. O discurso dominante entre o conceito de “economia de mercado” e o de capitalismo está na raiz de um enfraquecimento perigoso da crítica dirigida às políticas em curso.

O imperialismo é o domínio que um determinado país exerce sobre os outros povos. Para manter sua hegemonia, o imperialista manipula os outros principalmente através da economia.

O primeiro momento foi organizado em torno da conquista das Américas, no quadro do sistema mercantilista da Europa. As devastações desse primeiro capítulo da expansão capitalistas mundial foram muito grandes.

O segundo momento da devastação imperialista foi construído com base da revolução industrial e se manifestou pela submissão colonial da Ásia e África. “Abrir os mercados” e apoderar-se das reservas naturais do globo eram as reais motivações, como é sabido hoje em dia. A opinião europeia não vê estas realidades e aceita o novo discurso legitimador do capital.

Na visão de Samir Amin, estamos hoje nos confrontando com o início do desenvolvimento de uma terceira onda de devastação do mundo pela expansão imperialista, encorajada pela derrocada do sistema soviético e dos regimes do nacionalismo populista do terceiro mundo. Os objetivos do capital dominante permanecem os mesmos – o controle da expansão dos mercados, a pilhagem dos recursos naturais do planeta, a superexploração das reservas de mão-de-obra da periferia – ainda que operando em novas condições e, em certos aspectos, muito diferentes daquelas que caracterizaram a fase precedente do imperialismo.

Nos dias atuais, o conceito do imperialismo, continua sendo um conceito fundamental, com o poder crescente das empresas monopolistas e do capital financeiro, reformulando a luta antimperialista, das nações oprimidas com a luta das classes exploradoras.

Podemos destacar a luta contra o imperialismo e o capitalismo, vista como uma luta pela democracia, pela libertação e pelo socialismo, que por sua parte corresponde a um fenômeno alternativo de sistemas emergentes.

Todo movimento pela libertação, pela democracia e pelo socialismo deve priorizar na organização de seu pensamento e de suas ações. Com isso, podemos dizer que no fim do século XX, o imperialismo, que é a formação mais avançada do capitalismo, domina no mundo inteiro, com exceções como Cuba, que tem características universais, movimento pela democracia, socialismo e libertação.

Com relação aos novos monopólios dos centros, pode-se dizer que a posição de um país na pirâmide mundial e, definida pelo nível de competividade de sua produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com