TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A RESÍDUOS

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO A RESÍDUOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

rodrigo araujo

maione pereira

bianca

1. INTRODUCÃO

2. INTRODUCÃO A RESIDUOS

2.1. Oque são resíduos?

A princípio pode ser determinado como resíduos tudo aquilo que é descartado por nós seres humanos que não possuem mais nenhuma utilidade evidente, e que mal gerenciados podem acarretar em diversos problemas ao nosso meio ambiente.

Os resíduos podem ser classificados em quatro grupos que são:

-Sólidos urbanos, que provem de todo material descartado em nosso dia -a- dia, como materiais orgânicos de origem animal e vegetal, plástico metal, papel e etc.

- Resíduos industriais, que são diversos, entre eles borracha, madeira, produtos químicos, gases, óleos, solventes, e metais pesados.

-Resíduos agrícolas, caracterizado por pneus, agrotóxicos, madeira, embalagens de medicação veterinária entre outros.

-Resíduos hospitalares, que derivam de matérias biológicas contaminadas, agulhas, tesouras, medicamentos vencidos, radiografias, etc.

Os quatro grupos de resíduos são distinguidos em três classes que se diferem quanto a sua periculosidade, tais grupos são: Classe 1 , perigosos (caracterizam se por apresentar perigos eminentes a saúde ambiental e saúde publica, por serem inflamáveis, tóxicos, corrosíveis etc.)Classe 2, não inertes (não nível, porem não são inertes exemplo: sucata metálica, plástico e papelão.)Classe 3 inertes(são resíduos difíceis de dissolver portanto na liberam nenhuma das suas propriedades na agua, não alterando assim sua potabilidade.)

Resíduos são consequência de todos os processos em distintas atividades em diversas ocasiões e são quase impossíveis de serem evitados, nada mais é do que uma interação do ser humano com o meio ambiente, que prova que todos nós estamos ligados diretamente ao mesmo, pois é uma necessidade, o ser humano deixa vestígios por onde passam sendo uma forma de provar sua existência, porem não podendo evita-los, administra-los corretamente de forma sustentável não acarretaria em tantos problemas sendo uma possível solução plausível. Existem fatores que podem aumentar consideravelmente a produção de resíduo. Entre esses fatores eventos extraordinários como a copa do mundo que será sediada aqui no Brasil, aumentara significativamente o produção de resíduos.

2.2. Como administra-los?

Para serem administrados corretamente os resíduos devem passar por um processo de planejamento, onde seus gerenciadores estabeleceram normas e deveres a serem seguidos, que visam transporte, estocagem, separação, e destinação, dentro de todos os termos legais de forma sustentável, seguindo todas as regulamentações necessárias.

A princípio são feitas coletas seletivas onde cada resíduo é separado de acordo com sua composição e o grupo de periculosidade no qual pertence. Os mais comuns são papel, plástico, vidro, metal, e orgânicos, cujos mesmos diferem-se por sua respectiva cor. Também há outros tipos de matérias menos comuns, mas que também passam pela coleta seletiva, como por exemplo, os resíduos radioativos, resíduos não recicláveis ou contaminados, resíduos perigosos e resíduos de origem hospitalar.

2.3. Quais os fatores do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com