TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idade Moderna

Ensaios: Idade Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

WEB 4

IDADE DE DEUS

Como entender a união do cristianismo, que é uma religião, com a filosofia grega, que havia rompido com o pensamento mítico e religioso e se pautava na racionalidade?

O “período medieval” abrangeu em torno de 1000 anos, ficando entre a queda do Império Romano em 476 e a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453.

Com a invasão dos “povos bárbaros” (séc. V) a estrutura da vida social foi modificada, e temos ai o início da Idade Média.

Muitos problemas surgiram nessa época gerando graves crises econômicas e sociais, como por exemplo, fenômenos naturais que devastaram plantações e animais, fome, rebeliões de servos, guerras e pestes, tudo isso anunciou o final da época medieval.

A filosofia medieval foi bastante influenciada por povos de diferentes localidades e costumes: judeus, europeus e árabes que estavam em Roma.

O Cristianismo surge no Oriente, chega à Grécia, segue para Roma se espalhando posteriormente para outras localidades. Paulo de Tarso é o nome mais importante na divulgação da doutrina cristã. Observe a passagem do texto bíblico que está em Atos dos Apóstolos, capítulo 17 - versículos 16 a 23, que relata o encontro de São Paulo com os atenienses:

Vídeo aula: Idade média que influenciaram nossa cultura

Nobreza e clero: mandavam na sociedade e detinham o poder, o clero mandava mais. A idade média Deus é o centro do universo, todas as coisas convergem para a idade média (teocentrismo).

A igreja havia a preocupação do ensino, na qual era somente para a Nobreza.

Na Idade Média, a Igreja Católica dominou o cenário religioso. Detentora do poder espiritual influenciava o modo de pensar, e as formas de comportamento das pessoas. Ela tinha também grande poder econômico, possuindo terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Nesse contexto, inaugura-se a patrística.

A palavra patrística vem de padre tem o sentido de "pai", pois, foram eles que formularam os primeiros conceitos da fé e da tradição católica. Com a filosofia patrística temos a difusão, consolidação e constituição do pensamento cristão.

O nome mais expressivo desse movimento é o de Santo Agostinho.

Alegoria da caverna de Platão

Platão dizia que a verdade, como conhecimento eterno, deve ser buscada intelectualmente no “mundo das idéias”, pela reflexão, e a escuridão representa a nossa ignorância.

A partir das ideias de Platão, Agostinho formula a doutrina da iluminação e explica como é possível receber de Deus as verdades eternas. Conclui que todo conhecimento verdadeiro é resultado de uma iluminação divina, que permite ao homem chegar à verdade.

Da mesma forma como o povo preso na caverna viu a verdade quando saiu de dentro dela, a luz divina tem o poder de iluminar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com