TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idade Moderna Resumo

Casos: Idade Moderna Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 4

Idade Moderna

Casas da Idade Moderna

Breve Resumo da Idade Moderna

A Idade Moderna aconteceu entre os séculos XV até XVIII.

Seu início, segundo alguns historiadores, se dá no dia 29 de maio de 1453, data que registra a conquista turca de Constantinopla, mas ela não representa um consenso entre os historiados; outros estudiosos apontam outras datas para o início da Idade Moderna como: a viagem de Vasco da Gama às Índias ou a viagem de Cristóvão Colombo às Américas. Seu final acompanha a Revolução Francesa de 14 de julho de 1789.

Dentre os principais acontecimentos da Idade Moderna pode-se citar:

As Grandes Navegações;

O Renascimento;

A Reforma Religiosa;

O Absolutismo;

O Iluminismo;

Início da Revolução Francesa.

Essa fase, antecedeu a Idade Contemporânea e sucedeu a Idade Média, período em que os campos científicos pouco avançaram e a igreja teve grande domínio do conhecimento, além de conseguir acumular grandes riquezas. Isso refletiu grandemente no desenvolvimento desse período.

Expansão dos Mares

A Europa era o único continente “descoberto”; portanto, o movimento ocorreu basicamente só na Europa. Mas isso logo mudaria por causa da expansão marítima que iria acontecer como busca de regenerar a economia das potências do velho mundo. Além disso, haveria mudanças no modelo econômico atuante que era o feudalismo para o capitalismo.

Com a expansão territorial, algumas novas práticas foram surgindo e elas foram muito utilizadas pelas potências daquela época. Práticas como:

Metalismo (medição de riqueza de um pais baseada na quantidade de metais preciosos que este continha);

Pactos Coloniais (definiam as relações entre a metrópole, que era o país que colonizava, e a colônia);

Monopólios Comerciais (o rei determinava seu grupo de comerciantes e suas áreas de atuação, sendo proibido atuar fora dessas áreas e de que outros pudessem comercializar nesse espaço) e;

Política de Balanças Comerciais Favoráveis (exportar mais do que importar).

Como foi uma fase de muitas descobertas e conquistas territoriais, foram determinadas algumas práticas entre a metrópole e a colônia. A exploração contínua das metrópoles sobre as colônias, a obrigatoriedade de rotas comerciais de acordo com os interesses da metrópole e outros.

Economia Moderna

Paralelo ao agitado cenário religioso, a economia também sofreu mudanças importantes para chegar ao que se tem hoje. O sistema feudalista, até então o modo como a sociedade se organizavam, estava em fase de declínio. Sua fragilidade fez com que o comércio e a população estivessem em uma difícil situação.

O absolutismo era forma como a maioria dos governos operava. Ele é um forma de governo em que todo o poder do estado estava exclusivamente nas mãos de uma só pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com