TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idade Média

Artigos Científicos: Idade Média. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 4

Idade Média: o início do desenvolvimento

A idade media é um período da historia da Europa entre os séculos V e XV. Tem seu inicio com a queda do Império Romano do Ocidente e seu término durante a transição para a idade moderna, é o período intermediário da historia ocidental, que se divide em três períodos: antiguidade, idade média, idade moderna – a idade média dividida em Alta e Baixa.

A Alta Idade Média é o período da história Medieval que tem início na queda do Império Romano do Ocidente. Seu contexto econômico era o feudalismo, que se baseava principalmente na agricultura, que era organizada hierarquicamente com a nobreza, o clero e os servos. Em suma, a nobreza que possuía terras, arrecadava impostos dos servos – camponeses e artesãos – que pagavam taxas por trabalhar nas terras do senhor feudal, metade da produção entre outros. Já o clero era composto por membros da igreja católica, que era considerada responsável pela “proteção divina” da sociedade – por isso era isenta de impostos e, além disso, arrecadava o dizimo. Como principais características dessa época temos também, formação de reinos independentes como Reinos Franco, Ostrogodo, Visigodo, Vândalo, Suevo, fortalecimento do cristianismo e crescimento do poder da Igreja Católica.

Alguns fatos importantes ocorridos na Alta Idade Média: começo do Reinado de Clóvis, invasão Viking na Inglaterra, Carlos Magno é coroado Imperador, Hugo Capeto é coroado Rei da França

A baixa idade média é o período histórico do século XIII ao XV. Corresponde a fase onde o feudalismo estava em transição, ou seja, entrando em crise. Ocorreram muitas mudanças religiosas, econômicas, políticas e culturais. O século XIII foi uma época de avanços tecnológicos na área agrícola, tanto com o desenvolvimento do arado de ferro com rodas, como o moinho hidráulico e a utilização da força dos animais (bois e cavalos) representaram uma importante evolução agrícola. Ocorreu também a diminuição nas guerras, aconteceu neste período uma situação de maior tranquilidade em função do fim das cruzadas. Esse clima de paz em conjunto com o aumento na produção de alimentos significou um considerável aumento da população Europeia. Este crescimento demográfico foi interrompido em meados do século XIV com a peste bubônica, que matou cerca de um terço da população europeia. No retorno das cruzadas, muitos cavaleiros saqueavam joias, tecidos, especiarias nas cidades do oriente, comercializando-os no caminho. Neste contexto foi que surgiram as rotas de comércio, originando assim uma nova camada social conhecida como Burguesia. Os burgueses enriqueceram e promoveram a economia no final da idade Média.

Alguns fatos importantes ocorridos na baixa Idade Média: início da guerra dos 100 anos entre França e Inglaterra, chegada de Cristóvão Colombo na América, a Inquisição foi instituída pelo papa Gregório IX, o Papa Urbano II convoca a Primeira Cruzada com o objetivo de libertar a Terra Santa.

Ao longo dos séculos XII e XIII percebe-se na Europa uma série de inovações nos meios de produção, que se refletiram num crescimento econômico muito marcante. Entre os maiores avanços tecnológicos temos a invenção do moinho de vento, os primeiros relógios mecânicos, as primeiras investigações no campo da óptica, a destilação e o uso do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com