TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idade Média

Exames: Idade Média. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

História da Idade Média

A idade Média iniciou se na Europa com as invasões Germânicas (Bárbaros), no século V, sobre o império Romano do Ocidente. Essa época estende se até o século XV, retoma com comércio e o renascimento urbano.

A idade se a caracterizou pela economia rural, o enfraquecimento comercial, a igreja católica com a permanência, o sistema feudal.

A estrutura política nas relações de vassalagem e suserania. Os suseranos davam o lote a terra já o vassalo oferecia ao senhor, fidelidade e trabalho, o rei era suserano e mais poderoso e os poderes jurídicos, econômicos dos senhores feudais, eram dono e lotes de terra.

A sociedade Medieval era composta da nobreza, clero, a nobreza feudal eram os (senhores feudais, condes, duques ...) eles tinham terras e arrecadavam impostos dos camponeses, já o clero, tinha o poder, eram membro da igreja católica, não cobravam imposto deles mais cobravam dizimo. Havia os camponeses e artesões eles deveriam pagar taxas e tributos a nobreza, que eram os senhores feudais.

A igreja tinha forte influência no modo de pensar e formais de comportamento na Idade Média, tinha poder na economia com grandes terras.

A economia vinha da agricultura, o feudo era a base econômica, pois quem tinha, teria mais poder.

A educação feudal era restrita para poucos, os filhos da nobreza estudavam, e sofria forte influência da nobreza.

A cruzada, foi tropas ocidentais levada a palestina para recuperar a liberdade de acesso dos cristão a Jerusalém, com as cruzadas elas proporcionaram o renascimento do comercio na Europa, então houve reaquecimento da economia no Ocidente.

A peste negra, foi uma doença que matou muitas pessoas da população europeia, a doença foi ocasionada através das picadas de pulgas de ratos doente que vinha em navio do Oriente Médio, após a peste negra houve Revolta Camponeses, devido que os senhores feudais, aumentaram os impostos, por causa das mortes que havia ocorrido na epidemia, então os camponeses se revoltaram contra decisões dos senhores feudais, conseguiram diminuir a exploração.

Cabelo e Maquiagem na Idade Média

Homens e mulheres tinham o cabelo comprido, isso era visto como um atributo sexual, então por isso deveriam manter uma certa discrição. Cabelos curto para as mulheres, era algo vergonhoso. Os cuidados com o cabelo, deveria ser um hábito íntimo, e ser feito dentro de um quarto, com portas fechadas.

Na hora de sair as ruas, deviam prendê-los com tranças e lenços. Apenas prostitutas deixavam os cabelos soltos. Mulheres adultas, principalmente as casadas, deveriam usar junto com as tranças e lenços, uma touca ou uma espécie de chinó, cobriam também com um véu, como se fosse um turbante.

Pelo fato do padrão de beleza europeu ter dominado o mundo naquele tempo, a pele bem claras e com aspectos saudáveis, e por conta das várias doenças daquela época, não terem cura, a maquiagem se tornou responsável, por transmitir o efeito de pele saudável e clara.

Na Alta Idade Média, os cabelos longos já poderiam ficar soltos, e para os homens ter barba grande era um orgulho, essas duas características era a forma de demonstrar uma condição social superior.

O Vestuário

Ao longos dos séculos as vestimentas medievais sofreram modificações e influências, derivando de antigos trajes romanos, germanos e celtas/gauleses. Em geral, apenas os que usufruíam de poder econômico e político poderiam se vestir elegantemente. Os artesãos fabricavam as roupas à mão, com tecidos de algodão, pele ou couro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com