TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da história da educação e pedagogia

Projeto de pesquisa: Importância da história da educação e pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da história da educação e da pedagogia

Tema 1

Assimilar a herança cultural dos antepassados e estabelecer projetos de mudança. A historia da educação deve exercer fecunda influênciana política educacional, sobretudo nas situações críticas em que são gestadas as reformas educativas, depois transformadas em leis,a fim de que possa defender a implantação de uma educação públicademocrática e de qualidade.

Comunidades tribais

Tema 2

Nas comunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais, na maioria dassociedades havia uma predominância mítica muito grande. Sob o regime tribal, a característica essencial da educação reside no fato e ser difusa e administrada indistintamente por todos os elementosdo clã.O aprendizado é dado de forma respeitosa, com base na paciência e na tolerância, as crianças quase nunca são punidas e nunca são vitimas de castigos físicos.

Antiguidade oriental grega eromana

Tema 3

ELEMENTARES, destinadas a dar a alfabetização primaria: ler, escrever e, frequentemente, também calcular. A escola funcionava em locais alugados ou na casa dos ricos, as crianças sedirigiam para lá acompanhadas dos pedagogos, escreviam com estilete sobre tabuletas de cera, aprendiam as letras do alfabeto e sua combinação, calculavam usando os dedos ou pedrinhas passavam boa parte dodia na escola e eram submetidas à rígida disciplina, que não excluía as punições físicas.

SECUNDARIA OU DE GRAMATICA, se aprendia a cultura nas suas diversas formas: desde a música até a Geométrica,a Astronomia, a Literatura e a Oratória; embora predominasse depois o ensino literário na sua forma gramatical e filosófica, exercido sobre textos gregos e latinos.

ESCOLAS DE RETÓRICA, embora maislimitada em comparação a Educação grega (eram escassas a gramática, a musica, e também a ciência e a filosofia), mais utilitária, a formação escolar romana mantém bem no centro esse principio

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »