TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da política de validação do café

Projeto de pesquisa: Importância da política de validação do café. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O café era a base da economia brasileira e os cafeicultores eram os responsáveis por eleger os presidentes, pois possuía forte influencia política e econômica. Os presidentes eram pressionados a adotar políticas que valorizasse os lucros dos cafeicultores. Foi assim no final do século XIX. Quando houve a queda do preço internacional do café. O governo adotou a política de desvalorização cambial da moeda nacional devido a pressão política dos cafeicultores, que visava preservar seus ganhos. Essa desvalorização foi importante para conter a onda de falências que ocorreria caso a queda do preço do café fosse repassada para os cafeicultores. Entretanto essa política não deu certo, pois se criou um ciclo vicioso, que apesar da queda dos preços internacionais, os produtores de café aumentava ainda mais a produção. Esse Ciclo vicioso chegou ao fim no governo do Presidente Campos Sales que definiu uma nova política econômica com objetivo de estabilizar a taxa cambial.

A Importância da política de valorização do café

A estabilidade monetária e a constante pressão do governo para valorizar a moeda nacional deixaram os cafeicultores insatisfeitos, pois os lucros eram cada vez menores. Essa situação agravou-se mais ainda com a perspectiva de uma grande produção de mais de 20 milhões de sacas para uma demanda internacional de aproximadamente 16 milhões para o ano de 1906/7 e uma valorização cambial em torno de 25%. Nesse momento era necessária uma solução para a ameaça de uma crise de superprodução. E essa solução foi o Convênio de Taubaté em fevereiro de 1906. No convênio foi estabelecido:

• A compra de excedentes de produção pelos governos estaduais envolvidos. A fim de evitar a queda do preço do café.

• Criação de um fundo para estabilizar a taxa de câmbio, impedindo a sua valorização.

• Medidas para desencorajar a expansão das lavouras em longo prazo.

Essas medidas foram importantes para a valorização das receitas dos cafeicultores, pois surgiu a prática de controle de estoques para regular o preço internacional do café e evitou uma crise de superprodução que teria como consequência a queda do preço internacional do café e com isso a falência de muitos cafeicultores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com