TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Império Inca

Por:   •  13/10/2016  •  Resenha  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Império Inca

História

O império Inca tornou-se um dos maiores impérios da América pré-colombiana, sendo resultado de uma série de civilizações andinas.

Viveram aproximadamente de 3000 a.C. a 1500 d.C.na região das Cordilheiras do Andes. São conhecidos por suas realizações culturais principalmente pela arquitetura. Possuíam um exército bem organizado e amplo. Eram politeístas e retribuíam as bênçãos concedidas por seus deuses por meio de sacrifícios, sendo o sacrifício humano comum.

 Localização geográfica

O império Inca se estendeu pela Cordilheira dos Andes abrangendo o Peru, Chile, Bolívia, Equador e Argentina. Ilustrado no mapa a seguir.

[pic 1]

Fonte: http://scriptoriumx.files.wordpress.com/2012/08/mapa-del-imperio-inca.jpg

Aspecto sociocultural

Dividida em três classes a sociedade Inca é organizada hierarquicamente em pirâmides: no topo estavam os sacerdotes chamados de “Grande Inca”; o meio da pirâmide pertencia aos nobres descentes dos chefes de clã e das famílias incas; e a base era dos escravos Yanaconas que tinham por função proteger seus senhores.

As mulheres aos 10 anos de idade eram selecionadas para serem educadas em Cuzco, mas só era escolhidas as mais belas e inteligentes, algumas se casavam e outras permaneciam virgens pra o culto solar participar. A educação dos homens também era por meio das escolas de Cuzco, mas eram severas e incluía o aprendizado de lutas violentas que muitas vezes levavam a morte, fabricação de armas, aulas de religião e história.

O restante do povo tinha por responsabilidade a agricultura; o alimento produzido era dividido em três partes: uma parte destinada ao culto solar, outra para a comunidade, e o restante era armazenada e guardada para os períodos de escassez ou de festas. O sistema de irrigação era eficiente e contribuía muito pra agricultura.

Não havia uma moeda comum para o comércio, era costume trocar alimentos por outros alimentos ou por serviços prestados. No entanto, os incas criaram um sistema numérico para ajudar em suas contas, o instrumento utilizado era o Quipo. Esse sistema baseia-se na união de cordões, a posição e a quantidade dos nós expressavam valores numéricos segundo um sistema decimal.

Quanto à cultura inca, destacam-se os rituais religiosos para os deuses da natureza, em especial o sol (Inti) e a Lua (Quilla). Normalmente os rituais eram dirigidos pelos sacerdotes e acompanhados de sacrifícios de lhamas, porquinhos da índia e inclusive humanos. Realizavam também uma peregrinação até o “Vale Sagrado dos Incas” localizado em Machu Picchu por acreditaram que o rio presente nesse vale era sagrado e refletia a via Láctea que é o rio sagrado no céu.

A Arquitetura também se destaca, sendo notáveis as estradas entre as montanhas, o sistema de irrigação, as pontes, dentre outras construções. As estruturas tão bem planejadas permanecem até hoje, apesar dos enormes desníveis no solo da região e os terremotos já ocorridos.

Economia

Todas as classes sociais deveriam pagar tributos ao imperador inca. Não possuíam uma moeda comum, sendo a troca e o escambo o principal método usado no mercado. A agricultura e a caça eram as principais atividades econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (90.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com