TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Independência Do México

Pesquisas Acadêmicas: Independência Do México. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 4

1-) Quando ocorreu a Independência do País ?

A Independência do México veio à tona na madrugada de 16 de Setembro de 1810 pelo padre Miguel Hidalgo y Costilla no século XIX, tendo conseguido a independência de uma forma relativamente pacífica em 27 de Setembro de 1821, ainda que o reconhecimento formal de Espanha só tenha ocorrido em 28 de Abril de 1836.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Independ%C3%AAncia_do_M%C3%A9xico

2-) Que grupos participaram desse processo ?

R: Os Guachupins: eram os chamados “espanhóis de nascimento”, tinham muitos privilégios, dentre eles: ocupavam todos os CARGOS importantes da administração pública da época.

Os Criollos: apesar de serem considerados parte da “elite local”, os criollos não usufruíam dos mesmos privilégios dos guachupins.

Os Indígenas e mestiços: representavam mais de 82% da sociedade, contudo, mesmo em maioria, eram trabalhadores explorados pelos guachupins e criollos.

http://www.estudopratico.com.br/independencia-do-mexico/

3-) O que motivou esses grupos a lutarem pela independência. Quais os seus objetivos?

R: A elite criolla, que era contra o bloqueio continental, aproveitou a situação ainda de batalhas na Espanha e rompeu o pacto colonial, comercializando com a Inglaterra e EUA. Quando a Espanha recuperou o poder após as derrotas dos franceses, pressionou as colônias. Porém, a elite criolla não quis mais aceitar o domínio da Espanha, passando, assim, a liderar em vários lugares da América.

Eles não suportavam mais os altos impostos, a proibição de ocuparem cargos elevados e sobretudo a obrigatoriedade de comerciar apenas com a metrópole.

4-) Quais os fatos do processo de independência do País ?

R: A independência do México - As lutas contra o domínio espanhol no México começaram com levantes populares liderados pelo padre Miguel Hidalgo, a partir de 1810. Os principais objetivos do movimento eram a independência do Vice-reino da Nova Espanha e a transferências das propriedades rurais dos chapetones e dos criollos para a população nativa. Hidalgo chegou a reunir um exército de aproximadamente 30 mil pessoas, formado por indígenas e mestiços, e invadiu a Cidade do México. Em 1811, porém, as tropas reais espanholas conseguiram conter o movimento, executando grande parte dos revoltosos. Após ser capturado, o padre Hidalgo foi julgado pelo tribunal da Inquisição e condenado à morte. José Maria Morelos, outro padre mexicano, continuou a luta pela independência iniciada por Hidalgo. À frente do movimento, Morelos obteve alguns avanços, chegando a proclamar a independência do México em 1813 e, no ano seguinte, a promulgar a primeira Constituição do país. No entanto, nem a proclamação de independência e tampouco a Constituição foram reconhecidas pelo governo espanhol.

O movimento pelo reconhecimento da independência mexicana continuou durante anos. Mestizos e indígenas organizara-se em grupos armados que, espalhados por todo o México, combatiam tropas reais. A elite criolla, no entanto, interessada em permanecer no poder e com receio da participação direta da população no governo, decidiu entrar em acordo com os rebeldes. O militar criollo Agustín de Iturbide fez um acordo com os rebeldes e proclamou a independência do México em 1821, estabelecendo uma Monarquia Constitucional e tornando-se imperador mexicano. Porém, em 4 de outubro de 1824, um grupo de militares contrários à política vigente proclamou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com