TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalação turística - sua oferta e demanda

Tese: Instalação turística - sua oferta e demanda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  3.447 Palavras (14 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 14

Destinação Turística – sua Oferta e Demanda

Em economia é definida como a quantidade de um produto ou serviço que as pessoas estão dispostas a comprar a cada preço deste produto ou serviço. Existe portando, uma relação entre preço de mercado e quantidade demandada.

O espaço - arranjado e modificado para nosso bem viver -, quando visto do ponto de vista do turismo, pode ser um dos elementos contribuintes para a motivação do deslocamento. Temos dois grandes grupos que fazem com que o turista se desloque com um destino já predeterminado de acordo com seu atrativo, que são:

• Atrativos naturais: constituídos basicamente por elementos da natureza;

• Atrativos culturais: constituídos por elementos onde há, ou houve, elaboração e intervenção humana.

A escolha de uma destinação turística, entretanto, não depende somente das atrações, mas também da infraestrutura para atender o turista, como abastecimento de água, energia elétrica, segurança pública, etc.

Assim, antes de optar por um destino, o turista analisa:

• Os atrativos, que correspondem aos principais elementos motivadores do fluxo turístico para um local. São os atributos naturais, culturais e eventos programados;

• As facilidades, também chamadas de infraestrutura turística, permitem a permanência do turista na localidade visitada. Mesmo que, geralmente, não sejam as principais responsáveis pela escolha de uma destinação, esses serviços facilitam o alojamento, a alimentação e até o entretenimento do turista. Muitas vezes, a adequada infraestrutura é determinante para que o turista permaneça mais tempo em uma localidade;

• O acesso: são as vias e os meios de transporte disponíveis, que possibilitam a locomoção do turista até o local desejado e dentro da localidade.

Os conceitos acima são aplicados para o planejamento da realização de um evento, como por exemplo, a Copa das Confederações, o país escolhido (Brasil) para sedia-la conta com uma grande história e prestigio com relação ao futebol, que contribui para atrair o turista além do evento em si, mas também para conhecer sua cultura, e atrativos turísticos. A mesma coisa foi feita para as cidades escolhidas dos jogos.

LEVANTAMENTO DE POTENCIAL TURÍSTICO DE UMA LOCALIDADE

Todas as cidades que sediaram os jogos da Copa das Confederações como Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Salvador são capitais com um grande potencial turísticos, que possibilita ao turista não apenas a participar do evento, mas sim usufruir e conhecer a diversidade cultural de cada região.

Infelizmente a divulgação do turismo nos país é muito limitada considerando o potencial que o Brasil tem a oferecer aos turistas com diferentes culturas, atrativos naturais e históricos, gastronomia diferenciada e principalmente uma hospitalidade considerada a melhor do mundo.

Com isso temos a oportunidade de mudar a ideia que os estrangeiros fazem do nosso país, com a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 a divulgação no exterior aumentou bastante, e este ano com a Copa das Confederações podemos dar uma prévia de como será o evento no ano que vem.

Segue cidades que foram sede dos jogos:

Belo Horizonte

Portadora de uma beleza arquitetônica, a cidade de Belo Horizonte tem como ponto forte a deliciosa comida Mineira.

Brasília

Brasília reserva grandes belezas históricas e atrações naturais, já que é uma cidade rica em nascentes de água mineral.

Possui grandes memoriais, prédios, museus e monumentos que pontuam cada canto da cidade. Fazem parte da História da região e também da história nacional, nomes como Juscelino Kubitschek, que foi o presidente brasileiro que fundou a cidade de Brasília, Lucio Costa, que projetou o Plano Piloto, eixo urbanístico da cidade em forma de avião; e Oscar Niemeyer, arquiteto responsável por grandes obras que são consideradas cartões-postais da cidade, como os prédios do Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes e Conjunto Cultural da República.

Fortaleza

Os turistas que chegarem à capital cearense para conhecer suas belas paisagens vão conhecer bem o clima tropical de Fortaleza. Calor, sol, mar, muitas frutas, cores vibrantes e pessoas bem humoradas.

Recife

Recife é cercada de arte por todos os cantos, nos prédios históricos, igrejas centenárias, nos museus e feiras de artesanato espalhadas por toda a cidade. Recife também oferece piscinas naturais de águas mornas e claras, que garantem o sucesso do ecoturismo na região.

Rio de Janeiro

O Rio de janeiro é considerado nosso cartão- postal Conhecido internacionalmente, a cidade tem praia e paisagens deslumbrantes, lugares apropriados para atividades esportivas, restaurantes e hotéis maravilhosos e vida noturna agitada.

Salvador

A cidade de salvador mistura culturas, religiões, cores, músicas e sabores. Concentra também grande bagagem histórica, já que foi a primeira capital do país, um dos pontos fortes da cidade de fortaleza é o Pelourinho, bairro de construções coloniais que é constituído por casas históricas, museus, igrejas barrocas e feiras artesanais.

PAISAGENS E ATRATIVIDADE TURÍSTICA

Possuindo um agradável clima tropical, lindas praias, florestas exuberantes e uma cultura muito rica, o Brasil é um dos países mais atrativos para se visitar hoje em dia.

O Brasil estará sediando alguns dos eventos esportivos mais importantes da década - a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016- O que faz com que este seja um momento ideal para planejar a primeira visita a essas cidades ou um regresso ao país.

Com a chegada da copa das confederações, o número de turistas e visitantes teve um crescimento significativo.

AGLOMERADO RURAL E URBANO E SUAS POSSIBIDADES

A ideia de aglomeração rural baseia-se na noção de território, como espaço, destino e na valorização da ruralidade.

Nos territórios rurais, tais elementos manifestam-se, predominantemente, pela destinação da terra, se nota que, focada nas práticas agrícolas, e na noção de ruralidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com