TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Institutos de cuidados e trabalho social

Tese: Institutos de cuidados e trabalho social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

A presente resenha tem como finalidade trazer reflexões de como surgiu às primeiras participações do serviço social no período do Estado Novo e no inicio daIndustrialização, ressalta o poder do Estado frente às políticas sociais e aos movimentos dos operários.

Trata ainda da criação e implantação das instituições assistenciais a partir da expansão e solidez dosistema capitalista. Faz uma reflexão dos moldes anteriores e atuais, bem como sua transição para uma real intervenção da realidade, partindo do pressuposto de que o assistente social é um legitimador dedireitos.

Pretende contribuir a partir de reflexões feitas por Marilda V. Iamamoto sobre a importância da participação do assistente social na sua pratica de intervenção, de forma coerente, construindono cotidiano de suas ações novas formas de atuação, saindo de um modo assistencialista para uma intervenção real e eficaz na realidade.

O foco principal desse trabalho é trazer para o leitor asprincipais linhas vitais dos sete tópicos do III capitulo do livro Relações Sociais no Brasil, num resumo que traduza de forma satisfatória as suas noventa paginas, para entendimento rápido e claro, dainterpretação histórica metodológica do serviço Social feita por Marilda Villela Iamamoto.

Capitulo III – Instituições assistenciais e Serviço Social

É através do modelo corporativista e por umanítida política industrialista que se inicia uma nova fase após o período de transição iniciada na Revolução de 30.

Com o crescimento da população urbana o Estado começa a instituir representantesatravés de suas entidades que têm por finalidade planejar e implementar políticas públicas.

É com a pressão de setores emergentes, que há uma necessidade de absorver e controlar esses novos [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com