TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internacional Publico

Seminário: Internacional Publico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Seminário  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

A Espanha é um país que oficialmente assumiu uma postura de cooperar no reforço das relações de paz e cooperação efetiva entre todos os povos da Terra, o que vem delimitado no preâmbulo do Constituição espanhola de 1978.

É um governo que ao longo se sua história tem investido nas relações internacionais, economicamente falando e em relação às forças armadas, detém atualmente, cerca de três mil soldados em cinco missões de paz da União Europeia, da OTAN e das Nações Unidas. Estas missões são: ISAF no Afeganistão; EUFOR na Bósnia e Herzegovina, O KFOR no Kosovo, o UNIFIL no Líbano e missão da ONU para o Darfur (no oeste do Chade).

Apesar de ser um país que se posiciona contra o terrorismo, este é um dos seus maiores problemas. Ela é o berço de um dos grupos terroristas mais conhecidos mundialmente: O ETA - Euskadi Ta Askatasuna (Pátria Basca e Liberdade). Foi criado por estudantes radicais em 1959, como expressão sociológica aos postulados do Partido Nacionalista Vasco, defendendo o euskara, o etinicismo, o anti espanholismo, e a independência total dos territórios. Ele já provocou vários atentados, que provocaram a morte de centenas civis.

A última declaração de trégua deste grupo aconteceu em setembro de 2010, porém as negociações falharam e em dezembro deste mesmo ano, o ETA voltou a agir, promovendo explosões no aeroporto de Barajas, matando duas pessoas. O que fez com que, a partir de então, a polícia e a justiça espanhola não os desse mais tréguas, desmantelando comandos etarras, com ligações a França e, até mesmo, a Portugal, prendendo membros dos partidos independentistas suspeitos de serem metamorfoses do Batasuna, formação ilegalizada há vários anos por ser considerada a ala política da ETA. Os terroristas que têm sido presos, em Espanha e em França, são cada vez mais jovens.

Ainda em 2010, assinou junto a Portugal, memorando de entendimento no combate ao terrorismo, que entre outros aspectos pretendia criar grupo de cooperação policial com objetivo de trocas de informações e experiências.

Os elementos desse memorando haviam sido negociados e concluídos em 2009, porém não foi assinado em virtude do acidente ferroviário de Mário Mendes.

Em 2014, ocorreram atentados conhecidos como 11-M, com ataques à rede ferroviária de Madrid, que segundo investigações policiais foram de autoria do AL Qaeda. Mas, inicialmente, essa autoria foi atribuida ao Eta, sob o argumento de que o explosivo utilizado, frequentemente fazia parte das ações do mesmo, só que surgiram evidências de que a autoria seria realmente da Al Qaeda por que um grupo próximo da Al Qaeda, as Brigadas de Abu Hafs Al Masri reivindicou o atentado em nome da Al Qaeda, os atentados têm características em comum com outros atentados da Al Qaeda, na tarde do dia 11 de Março foi encontrada, na região de Madrid, uma fita cassete com orações em árabe numa carrinha com detonadores, na noite de 11 de Março foi divulgada a suspeita de que um bombista suicida seguia a bordo de um dos comboios.

A espanha continua até hoje sua luta contra o terrorismo. Em abril deste ano, o presidente de Moçambique, recebeu o rei Juan Carlos, que vinha reivindicar do mesmo apoio político para a candidatura espanhola ao Conselho de Segurança da ONU, alegando que os dois países poderiam juntos, cooperar com a preservação da paz e segurança na África.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com