TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação De Texto

Exames: Interpretação De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  3.966 Palavras (16 Páginas)  •  6.757 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. 7.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

3. 7.2 O FAX DO NIRSO

4. 7.3 A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (VERSÃO DO LOBO)

5. 7.4 UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

6. 7.5 FOLHA AMASSADA

7. 7.6 A LIÇÃO DOS GANSOS

8.7.7 ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA

9.7.8 COLHERES DE CABO COMPRIDO

10.7.9 FAÇA PARTE DOS 5%

11.7.10 O HOMEM E O MUNDO

12.7.11 PROFESSORES REFLEXIVOS

13.7.12 UM SONHO POSSÍVEL

14.7.13 PIPOCAS DA VIDA

15. CONCLUSÃO

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão apresentadas reflexões sobre as inúmeras verdades que cada texto mencionado revela em relação à educação, a partir de algumas questões que foram mencionadas com o intuito de obter um esclarecimento melhor sobre a educação, questão de extrema importância para conhecimento em prol da obtenção de uma melhor aplicação dos ensinos para os futuros alunos.

2.7.1 EDUCAÇAO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

Na fala dos índios quando inibem expressão de agradecimento soa como um tom de ingenuidade e independente, pois tais não aderiram à forma padrão de educação que imposta pelos brancos, todavia cada nação tem suas crenças e ensinamentos, assim cada povo aprende conforme os costumes de sua determinada região.

Mesmo em um país que tenha apenas uma dada educação, cada lugar tem o seu jeito de complementar seus próprios ensinamentos que fogem do que é “certo” para a sociedade. Inserindo a educação em processos de dominação é uma forma de um povo saber e ter estratégias e conhecimentos do que outros, entretanto isso de certa forma não se aplica, pois cada um se tem o saber de acordo com o seu local de vivência.

A escola tem o papel de seguir um padrão de ensino que é exigido, onde é direito de cada cidadão ter acesso à mesma, com extrema importância à escola é um lugar que há um contato ligeiro com a aprendizagem, além do que se aprende em casa e no decorrer da nossa vida.

A educação no Brasil se baseia em um único sistema de ensino padronizado, com o intuito apenas de formar cidadãos monótonos, que não sejam críticos e nem “seres pensantes”, querem apenas quantidade de alunos nas escolas e não a qualidade de ensino, o desempenho ou o quanto o mesmo estão absorvendo coisas novas para serem pessoas melhores amanha.

Através de relator comprovados do decorrer da história de cada povo, registros como: livros, imagens, vídeos e etc. Dando-nos a certeza até hoje que tal saber é verídico. A meu ver o atual estágio da educação brasileira reflete a educação do vencedor, pois o conhecimento que recebemos é o mínimo do mínimo, há muito para se aprender da educação que estão escusos pelo sistema, podemos ir além.

Quando se tem a necessidade de criar categorias de homens à educação entra em certa discordância, todavia o saber é destinado para um realizar certa função e para outro é diferente, pois realizará um trabalho contrário, assim é o nosso mundo rumo à globalização uns são treinados para serem submissos a outros, ou seja, uns colocam a mão na massa e outros só lideram, gerando uma desigualdade total a um cenário de globalização.

O professor tem papel fundamenta na educação e formação do indivíduo, pois além de ensina-lo de acordo com o que o sistema determina, muitos acadêmicos vão além, transmitindo a realidade do mundo, formando pessoas críticas, que lutam pelo que querem e vão atrás de seus objetos.

Tal frase justifica o fato do que era passado teoricamente não refletia na realidade que eles se deparavam, pois no mundo as pessoas têm seus diferentes caráter e educação, uns agem de má fé e outros não, mas isso não é literalmente abordado nas salas de aula o que deveria ser, entretanto o poder maior que fornece o saber se enquadra no campo dos que agem de má fé com questões sociais, assim eles não querem pessoas que sejam formadas para debaterem e sobressaiam com eles e sobre eles.

3. 7.2 O FAX DO NIRSO

O texto nos relata a respeito de um vendedor, que pela escrita e fala veio do interior e não teve estudo, e se teve não estudou o suficiente, pois a sua escrita foi efetuada de acordo com sua pronuncia. O gerente ficou preocupado, pois ele estava visando à imagem da empresa, e a mesma para um bom desempenho é preciso visar todos os detalhes, principalmente dos funcionários, ainda mais que o senhor nirso era um vendedor, e ele querendo ou não representava a o nome da organização em várias cidades por onde passava, e isso estava preocupando ainda mais o gerente. O mesmo foi obrigado a tomar suas providências, levando o assunto ao presidente da firma.

Vendo as contabilidades do vendedor, que não focara muito na imagem da empresa e sim no lucro que estava tendo, percebeu que funcionário era bom de papo e vendia muito. O presidente então resolveu adotar a mesma medida, como forma de agradecimento resolveu agir da mesma forma do senhor nirso. Por sua vez o gerente, estava preocupado em preservar a empresa, não entendeu muito a posição do presidente, onde aos seus olhos a atitude do senhor nirso iria trazer prejuízo, porem o presidente estava muito feliz.

Vejo a atitude do gerente como certa, pois hoje o falar, se expressar bem e ter uma boa escrita são uma das principais cartas para um bom emprego, sem falar que é muito bom para a imagem da empresa, por outro lado o presidente, foi egoísta e interesseiro ao agir dessa forma, tirando proveito da situação. Não vejo que a educação escolar esteja perdendo espaço no mercado de trabalho, atualmente há uma exigência maior em relação aos estudos, independente de qualquer função, onde é exigido no mínimo o ensino fundamental completo, ou estar cursando o ensino médio, mas hoje em dia são poucos que tem o interesse de estudar, muita das vezes nem pagando pelos recursos estudantis não se tem uma demanda grande.

No mercado competitivo, é fundamental que a pessoa esteja preparada a qualquer oportunidade, pois o profissional se preocupa mais e o esforço é maior, ele vai querer se destacar ser diferente em quase tudo que for fazer e isso é muito bom, onde se vão obter experiências e se tornará um ótimo profissional.

Hoje a educação segue em padrão de quantidade e a qualidade está deixando a desejar, não há um ensino como o de antigamente e também não se aprende como antes, hoje o professor não tem a liberdade de ensino, e muita das vezes nem a liberdade de se expressar, nem sempre podendo colocar em prática aquilo que é de suma importância. Por outro lado o aluno não tem mais o mesmo interesse, querem tudo de mão beijada, tudo pronto, como se prepara alguém para o mercado de trabalho se eles não se preocupam com o amanhã, sabendo das dificuldades do mundo de hoje, sendo que cabe a educação 99% para se formar um bom profissional.

4. 7.3 A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

Pude analisar nessa versão que o lobo colocou que, em nenhum momento ele foi ouvido, não teve a oportunidade de falar e foi julgado pela aparência por ser um lobo, tanto a chapeuzinho vermelho como a vovozinha achavam que ele iria fazer lhes mau, no entanto foi exatamente o que aconteceu. Sem a intenção, ele praticamente foi obrigado a comer as duas, pois as mesmas não deram chance do lobo se explicar, assim como ele foi morto também sem poder se defender, sendo que seu único objetivo era de defender seu território, o seu habitat.

Apresentada uma opinião sobre fatos verídicos, devemos dar a oportunidade de falar, por que nem sempre o que achamos ser verdade é a verdade vista por outras pessoas, é o direito de expressão, como vimos no texto o lobo não teve a oportunidade de se impor.

Não acho justo fazer essa negação, todos tem o direito, não importa se ele é a minoria ou maioria. Cada matéria tem seu conteúdo, e cada conteúdo tem suas verdades e opiniões, onde ambos podemos usar como ensinamento e usufruir aquilo que se pode tirar de proveito.

Quando fazemos exclusão, realmente estamos tirando a oportunidade do aluno, ele precisa avaliar aquilo que está sendo passado pra ele e fazer suas conclusões, é uma forma também de avaliá-lo naquilo que foi passado. Muita das vezes a sua opinião o seu julgamento vai ajudar a entender o mesmo, podendo até tirar o proveito, dar ênfase naquilo que foi expresso por eles.

Em relação aos conteúdos passados e aprendido a única verdade é que sem estudo e conhecimento não se vai muito longe, pois os conteúdos é a chave para ter o conhecimento exigido. A problematização de uma dúvida pode também levar a construção de outras verdades.

5.7.4 UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

No mundo de hoje, é difícil esse tipo de postura, o pai sabia que não tinha ninguém por perto, ele poderia levar o peixe pra casa, fazendo a vontade do filho, mas ele também sabia que essa atitude poderia trazer prejuízo no futuro e não seria o correto, uma vez que estara proibido a pesca. Ele mostrou ao filho que para agir de maneira certa não precisa de plateia, naquele momento o filho ficou indignado com a postura do pai, pois ele não tinha entendimento, hoje com o passar dos anos pode perceber o quanto foi importante o modo de agir que o pai tomou diante da situação e é a mesma que ele passou para os seus filhos, pois a boa educação te acompanha por toda a vida e se for passada ela vai de geração em geração.

A ética é simplesmente uma questão de certo ou errado, é algo que vem de berço, é em casa que se aprende o certo e o errado, onde deve ser mostrado e passado cada situação, a escola é um complemento, mas a verdadeira ética é dada pelos pais, nos seus conceitos e visões. Imagine um professor ensinando a um aluno bom comportamento, sendo que em casa ele não tem esse mesmo ensinamento? É difícil, por esse motivo vejo que a ética tende a vir de casa e na escola ter uma continuidade, um reforço.

Quando é falado “Gosto de levar vantagem em tudo, certo”, fazendo relação com o texto, notei que o pai poderia ter levado vantagem levando o peixe, pois não havia ninguém por perto, ninguém iria saber que ele havia levado o peixe, mas não foi o

que aconteceu, nem sempre é prazeroso levar vantagem naquilo que é errado, a atitude errada iria lhe trazer prejuízo, não naquele momento, mas no futuro.

Nem sempre o certo é feito e visto como certo, e o errado mesmo sendo errado quase todo mundo faz, sem medir a consequência da atitude. O pai agiu no que era certo, mesmo sabendo que nem todo mundo agiria da mesma forma, no seu pensar se fosse, outra pessoa, faria o errado, sabendo do erro.

6. 7.5 A FOLHA AMASSADA

Observei nesse texto que as nossas atitudes trás marcas que não podem ser retiradas, até mesmo com palavras amorosas. Temos que ter controle de nós mesmos, antes de qualquer ação devemos parar e analisar se vai ter algum prejuízo em relação nossos atos, uma pequena palavra agride mais que um tapa e um pequeno gesto valem mais que palavras.

Fazemos coisas que muitas das vezes nos arrependem, mas se foi falado ou se foi feito algo, é impossível reverter à situação. Vejo que sou emocionalmente controlada nas minhas atitudes, é muito difícil eu me aborrecer ou aborrecer alguém, sou tranquila, muito observadora e pensão naquilo que vejo e faço análise do que estou visualizando, fazendo assim vejo que alcanço mais meus desejos.

Com os alunos que são mais explosivos devemos agir como o professor do texto, ele mostrou a consequência de uma atitude, que poderia ser controlada, evitando prejuízo, Ele mostrou que nem tudo é reversível como imaginamos. Se não for trabalhado com aquele aluno mais extorado, ele pode se tornar um problema, podendo gerar atritos, ele pode se isolar, pois nem todos irão suportá-lo, por isso deve se trabalhar para que ele possa ter entrosamento com os demais e controle de seus atos compulsivos.

O aluno tem que querer ser ajudado e reconhecer que precisa ter autocontrole das suas atitudes, mostrando qual será o seu prejuízo se ele não tiver controle de si mesmo, o fator principal é o diálogo.

7. 7.6 A LIÇÃO DOS GANSOS

Pude analisar nesse texto o companheirismo que existe entre eles, nunca pude imaginar que uma imagem tão linda vista do alto, tivesse um significado tão bonito é um exemplo que o homem poderia seguir. Até na hora da queda eles não abandonam o outro companheiro, a união entre os dois é linda, sem falar do V que eles formam, não existe competição de quem vai à frente, é tudo voluntário é perfeito.

Todos deveriam aprender a lição dos gansos, é muito bonito, eles têm o mesmo objetivo a mesma direção e é assim que deve ser em uma comunidade, agindo desse modo os objetivos são alcançados. Cada dia que passa eu me preparo mais, para esse papel, pois é de muita responsabilidade liderar uma equipe, onde você é o cabeça, depende de você o crescimento, amadurecimento e formação de cada um, pois se um fracassar você se sente fracassado, começando a se analisar onde foi que errou e em que ponto pode ser visto para o melhoramento da questão.

É um incentivo, mostra que você não está sozinho, e que pode contar com alguém, um líder tem como objetivo direcionar sua equipe e palavras de incentivo é fundamental, o mesmo nunca pode demonstrar desanimo ou cansaço.

Como seria bom se tivéssemos o mesmo sentido dos gansos, ficaríamos lado a lado com aqueles que estariam conosco, e essa é a posição que um professor deve adquirir.

8. 7.7 A SEMBLEIA NA CARPINTARIA

Isso é o que tem acontecido com o ser humano, olhamos defeitos dos outros, mas sem saber que o mesmo pode ser útil para nós mesmos, seria bem melhor usar o defeito para tomar exemplo e aperfeiçoar algo, não existem pessoas perfeitas, mas sim defeitos que não são bem aproveitados e moldados.

É muito triste quando somos lembrados pelos nossos defeitos, muita das vezes, esse erro nem é notado por nós mesmo, mas não é bom ser identificado pelas nossas falhas, nesse momento não é visto a nossa qualidade da qual se tem mais importância. Os alunos se sentiriam decepcionados, é como se eu estivesse mentindo em relação a minha pessoa, devemos observar os nossos defeitos sem prejudicar nossa qualidade.

Quando mostramos que o defeito pode ter uma finalidade boa, alcançamos êxito em relação professor e aluno, observando que não existe perfeição entre os homens, dando sempre ênfase as qualidades. Não acho proveitoso focar apenas nos defeitos e sim na qualidade de cada um, o defeito deve ser trabalhado e moldado aos poucos para que haja melhoria.

9. 7.8 COLHERES DE CABO COMPRIDO

Mais uma vez a união fez a força, quando há individualidade não se alcança o objetivo desejado, e hoje se vê muita individualidade entre os homens, mas quando trabalhamos em conjunto tiramos mais proveito e adquirimos mais êxito no propósito almejado.

Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para sanar um problema, pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho.

O professor tem um papel muito importante na formação do aluno, principalmente de envolver e desenvolver o senso de solidariedade e coletividade, e me sinto preparada para desenvolver esse papel.

10. 7.9 FAÇA PARTE DOS 5%

O texto nos relata a respeito de uma sala de aula, onde os alunos tiveram a semana da Pátria e ao retorno, o encontro proporcionou uma agitação entre os mesmos, falando como foi à semana de cada um, os acontecimentos e muitos outros assuntos que surgiram com tudo o professor não teve a oportunidade de dar a sua aula, mesmo chamando a atenção por muitas vezes. Ele como bom profissional resolve mudar o seu plano de aula e improvisa, falando de algo que silenciou toda a turma, o faça parte dos 5%, onde ele se expressou muito bem e hoje não é diferente, tudo tira a atenção do aluno, tudo é motivo para uma rodinha de conversa, mas o professor tem que ser criativo para chamar a atenção numa sala de aula e realmente se o mesmo não se atentar nunca vai fazer parte dos 5%, vejo que o professor quis dizer que se não houver interesse, preparo e disposição não se chega a lugar algum.

Tudo depende de estudo, pra tudo tem que ter conhecimento de alguma coisa, e o professor faz o seu papel de passar seus conhecimentos, para formar um bom cidadão. O professor faz a parte dele, cabe ao aluno o interesse, o preparo e sempre manter o foco, para enxergar o futuro e seu objetivo.

Mesmo sendo pouco 5% dá um diferencial enorme, quando uma pessoa se encontra em um desses grupos é possível trocar de lado, basta querer e esse texto serve de conselho a fazer suas próprias escolhas, vejo como um incentivo do professor para o aluno, claro que ele deve ajudar a todos, mas a meu ver olhar mais para aqueles que querem algo a mais.

11. 7.10 O HOMEM E O MUNDO

Esse texto nos relata a realidade de muitos, pois nunca temos tempo pra nada, principalmente com a família, estamos sempre ocupados com algo sobre trabalho e deixamos tudo para depois. Em meu parecer é errado essa situação, temos que aproveitar cada momento que nos é proporcionado, como os momentos em família.

A partir do texto comparando as nossas vidas, aprendemos que para conseguirmos resolver os problemas do mundo, primeiro devemos resolver os nossos, pois na realidade quem lança os desafios os problemas e as dificuldades na vida somos nós mesmos, quando não damos valor aos pequenos detalhes , quando não respeitamos ao próximo ou quando ignoramos nossos filhos que almejam nossa atenção absoluta.

Se todos tomarem consciência de tais atos, os problemas do mundo serão resolvidos com. Assim me sinto preparada para aprender com meus futuros alunos, pois sua inocência nos é concedida de lição e eles nos proporcionam conhecimento em pequenos atos e gestos como o do filho citado no texto, grandes coisas são realizadas e conquistadas quando se vem da parte de uma criança e isso só é alcançado quando nos dedicamos e damos oportunidade para eles se manifestarem.

12. 7.11 PROFESSORES REFLEXIVOS

Quando chegamos a um determinado lugar para a realização de algo, é tudo novo, é um obstáculo que há de ser sancionado, e é muito importante à recepção, o acolhimento, para passarmos segurança aos alunos e proporcioná-los conforto e confiança de que tudo vai dar certo independente dos erros que irão ser cometidos.

Vejo que tem de haver uma preparação, procurar informações de como é o local, o comportamento das pessoas que ali se encontram e de como são para que se possa efetuar o trabalho. Assim fazer um estudo de si mesa também para não ser pega de surpresa.

Caso contrário, quando uma pessoa nova chega onde quer que você esteja faça o possível para que ela se sinta à vontade, pois é difícil a adaptação na primeira vez, então desenvolva a sua parte, passe informações seguras e claras, mostrando que pode a mesma pode contar com você no esclarecimento de dúvidas, com isso a pessoa terá uma ótima primeira impressão de você.

13. 7.12 UM SONHO POSSÍVEL?

A questão de almejar sonhos para os nossos filhos é complexa, pois queremos que eles sejam bem sucedidos na vida, tudo que sonhamos para nós e não alcançamos depositamos neles essa é uma realidade de muitos dos pais, tentar ao máximo fazer acontecer na vida deles e a todo o momento enfatizou isso no dia-a-dia deles.

Estamos constantemente observando seus passos, principalmente na questão dos estudos, quando se há uma atividade, trabalho, sempre buscando elogiar e incentivar com os fins de motiva-los e impulsiona-los a desejar o melhor em suas vidas também.

Hoje o apoio dos pais é de extrema importância, principalmente quando se há um contato melhor com a escola isso é tudo, sendo assim será criada uma expectativa melhor do desempenho do aluno, pois terá um contato mais direto com o mesmo o que é bom. A escola é como a segunda casa do aluno, pois tem o papel importante em relação à desigualdade social, é fundamental que essa ideia seja tratada tanto em casa quanto na escola, a partir disso se há um entendimento melhor por parte da pessoa e ela não praticará tal ato.

Mesmo sabendo que há muitos casos de desigualdade, não se deve haver uma separação de acordo com a classe social, todos devem ser tratados igualmente, mas infelizmente isso não ocorre acarretando na evasão escolar. A evasão escolar deve ser trabalhada em conjunto, entre escola, comunidade e família, onde haverá uma ajuda para ambas as partes em prol da resolução desse problema.

14. 7.13 PIPOCAS DA VIDA

Por que comparar a pipoca com o ser humano? Se pararmos para analisar ambos são iguais, pois é preciso passar pelo fogo que seria a dificuldade na vida para que haja uma transformação, que essa leva a grandes mudanças, pois é na peleja que se encontra a força.

Na verdade é preciso estar no fundo do poço para se obtiver a mudança, também existem aqueles que diante os o sufoco não o jeito de pensar, modo de agir, não muda de vida. Fazemos nossas próprias escolhas, nós mesmos determinamos o que vamos nos tornar, temos o poder de transformar do que é melhor para cada um.

Realmente a presunção e o medo da transformação são as piores coisas para o processo de moldagem de algo mau feito, se ficar muito tempo pensando não haverá espaço para a mudança, pois a forma já se concretizou, não possibilitando a retirada da mesma, deformando seu interior. Em muitos casos o trabalhador ajuda na transformação, basta realizar um bom trabalho.

.

15. CONCLUSÃO

Conclui-se com este trabalho a elaboração de boas práticas e reflexões a partir dos referidos textos para um excelente desempenho de ensino para os futuros alunos, sabemos quão é importante os estudos e busca de conhecimento para transmitirmos uma boa educação, foi de grande importância à leitura e reflexão dos textos, pois os mesmo teve uma abordagem de histórias comparadas a assuntos primordiais que são questionados e tratados no dia-a-dia.

Assim foram de caráter construtivo e de extrema importância, pois como educadores devemos buscar e adquirir cada vez mais o saber e ações que possamos utilizar em prol do aproveitamento das aulas tanto do professor quanto aluno onde ambos aprendem juntos que futuramente serão designadas.

...

Baixar como  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »