TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A História

Artigo: Introdução A História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual é a influência das atividades físicas realizadas nos períodos históricos indicados no enunciado para as aulas de Educação Física Escolar atual ?

De acordo com o enunciado a Pré-história tem sim muita influencia na educação física dos dias atuais, como por exemplo: O Lazer continua sendo uma compensação dos dias estressantes depois de um longo dia de trabalho, a recreação tem continuado no seu propósito de preservação da terra, da vegetação e dos recursos naturais causando distração de preservar e se divertir ao mesmo tempo,os esportes e jogos depois dos jogos olímpicos nunca mais foram do mesmo jeito, as provas de corrida entre outros nos ensinaram muito, e a dança com sua versão ritualística e lúdica,continua ganhando espaço com mais inovações cada vez mais gestos e ritmos diferenciados.

À medida que a cultura, num passo a passo infinito, acumulou-se e se desenvolveu, foi concedida uma vantagem seletiva àqueles indivíduos da população mais capazes de levar vantagem – o caçador mais capaz, o colhedor mais persistente, o melhor ferramenteiro, o líder de mais recursos é claro que nos dias atuais a educação física não compete só em escolher os melhores, pois o direito são de todos mas isso não significa que todos não devem procurar fazer a diferença dando o seu melhor.

Enfim, com base nos argumentos apresentados, fica evidente que a pré-história é um período muito rico de informações sobre a evolução das atividades físicas/exercício físico. A análise e interpretação destes dados, e muitos outros não abordados aqui, permitem uma reflexão sobre nossa prática atual e possibilita pensar a produção de novos conhecimentos (pesquisas) sobre este período histórico no campo da Educação Física.

2) No que este conhecimento pode influenciar os professores de Educação Física Escolar ao planejarem sua aulas ?

Em vários fatores pode influenciar no planejamento, um deles é a atividade física corporal, já que desde da Pré-História, os homens praticavam exercícios físicos para a sobrevivência através das lutas, da caça e da pesca. Utilizavam movimentos relacionados ao trepar, saltar, lançar, atacar e defender, levantar e transportar. Mais adiante com surgimento do esporte, sendo a sociedade grega o referencial da época, onde os exercícios físicos assumiram uma finalidade educativa pelos gregos de Atenas. Mais também devemos resaltar que ao planejar a aula não podemos deixar de lado os métodos importantes que pode ser dividida em práticas de aprendizagem, de treino, de competição, de prática regular, de recreio e a tantas outras identificadas na abrangência das dimensões sociais do esporte, isto é, do esporte-educação, do esporte-participação e do esporte-performance.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BETTI, Mauro. Educação Física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.CASTELANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: Questões e Reflexões. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2003.DARIDO, Suraya Cristina & SANCHES NETO, Luiz. O contexto da Educação Física na Escola. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade (Orgs.): Educação física

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com