TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Direito

Trabalho Escolar: Introdução Ao Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

e linguagem exigem identidade. História da Lógica

A lógica surgiu na história do ocidente como método de pensamento verdadeiro e sem contradições através da dialética platônica. A palavra logos, a qual pode ser traduzida por linguagem-discurso e pensamento-conhecimento, foi o ponto inicial para que os filósofos gregos questionassem se o logos obedecia ou não a regras, se possuía ou não regras, princípios e critérios para seu uso e funcionamento (CHAUÍ, 2000).

O problema da lógica inicia-se com Parmênides e Heráclito. Heráclito afirma que o logos e a verdade encontra-se na mudança das coisas – e essas coisas encontram-se no Devir. A mudança se realiza sob a forma de contradição, ou seja, todas as coisas mudam para seus contrários. A luta é a harmonia dos contrários e é responsável pela ordem racional do universo. O logos – ordenador do Devir – é mudança, é contradição. Não obstante, a centralidade do seu pensamento consiste na ideia da unidade profunda que constitui a multiplicidade.

Todavia, a afirmação de Parmênides opunha-se à de Heráclito. Segundo a doutrina parmenidiana, a razão deve ser guiada de acordo com os princípios de não-contradição e de identidade com a finalidade de conhecer a Verdade. É de acordo com esses mesmos princípios que se deve entender a concepção de Ser proposta por Parmênides: o Ser tem de ser idêntico a si mesmo para existir. Logo, o Ser é imutável, não pode transformar-se em seu contrário. Nesse ponto, o princípio de não – contradição e de identidade surge na história da filosofia ocidental pois, a partir de Parmênides, pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com