TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jevons - Princípios Da Economia

Trabalho Universitário: Jevons - Princípios Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 2

Na obra, Jevons apresenta o cálculo diferencial na busca de explicações econômico, já que até então as discussões econômicas se baseavam na teoria do valor.

A teoria do valor trabalho dizia que a troca entre duas mercadorias era explicada pela razão entre preços, produção e distribuição. Já a teoria do valor de uso explicava a troca entre duas mercadorias pela demanda e escassez.

Nesse contexto Smith apresenta o paradoxo da água e do diamante: se o que define o valor de troca das mercadorias é seu valor de uso, como se explicar a relação entre a água e o diamante? Essa relação foi explicada pela utilidade.

A revolução marginalista foi a continuação da teoria do valor utilidade, com a representação matemática nos conceitos. Jevons parte dos conceitos desenvolvidos por Bentham, onde as ação dos indivíduos são decididas pela maximização do prazer ou minimização do sofrimento.

A utilidade é capacidade de um objeto ou ação que o torna capaz de dar prazer ou afastar o sofrimento de um indivíduo. Esta qualidade é principal. A desutilidade é definida como qualidade maximizar sofrimento e minimizar prazer.

A Lei da Variação da Utilidade apresentada por Jevons nada mais

é que função crescente da quantidade consumida de um determinado bem: à medida que se aumenta a quantidade do bem, aumenta-se a utilidade. Porém, este acréscimo é cada vez menor.

Assim, Jevons apresenta o princípio da teoria da troca: um indivíduo trocará suas mercadorias até o ponto em que as utilidades marginais do consumo se igualem, sendo o ponto de equilíbrio.

O autor conseguem enfim explicar o paradoxo da água e do diamante. Onde a água existe em abundância ela possui um valor de troca nulo, ou seja sua utilidade marginal é quase nula. Já o diamante possui uma utilidade marginal alta devido a sua escassez, portanto o diamante possui um valor de troca grande.

Em relação à renda da terra, a teoria de Jevons não apresenta

novidades; mantido fixo o estoque de terra, quando se aumenta o número

de trabalhadores nessa terra, aumenta-se a produção, a produtividade marginal da terra é decrescente.

Jevons inicialmente define o capital como o conjunto de bens

utilizados para facilitar a produção, pois possibilita aos agentes econômicos

despenderem trabalho antecipadamente. É importante ressaltar que a taxa

de juros é igual ao ganho de produção associado à última unidade de

capital utilizada na produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com