TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida De JK

Artigo: A Vida De JK. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 6

UNOPAR – Curso de Graduação em Ciências Contábeis

Introdução

O principal motivo do surgimento da contabilidade Foi a Revolução Industrial. No século XVIII ocorreu na Europa um fenômeno que trouxe profundas modificações para a economia em todo o mundo. As transformações técnicas e econômicas iniciadas na Inglaterra substituíram a energia obtida do esforço físico pela energia proveniente de processos mecânicos. O passo seguinte foi a substituição de ferramentas mais simples por máquinas. Como consequência, o processo de produção se modificou profundamente quando a industrialização começou a substituir a manufatura. Isto fez com que a economia rural se transformasse em economia urbana. Embora tudo isto tivesse começado a ocorrer no século XVIII, foi somente a partir do século XIX que esse fenômeno passou a ser conhecido como "Revolução Industrial". Este nome foi usado pela primeira vez em 1845, pelo alemão Friedrish Engels, que fundou, ao lado de Karl Marx, o Socialismo Industrial, doutrina também conhecida como "Marxismo". As indústrias trouxeram, a partir do início da revolução, uma escala de trabalho que antes era exclusividade dos artesãos. O cálculo de custos se tornou bem mais difícil. O processo de apuração de custo de produtos vendidos na indústria é bem mais complexo do que no caso da empresa mercantil, e é formado pela utilização de vários fatores de produção: recursos naturais, capital, mão de obra, etc. Isto tornou a contagem de apuração de custos dos produtos vendidos muito mais difícil. A contabilidade de custos para fins gerenciais incorporou conceitos de economia, administração, engenharia e outros para acompanhar as mudanças do mundo moderno e facilitar "feedbacks" (*) para examinar a adequação de atos já executados ou em fase de planejamento em relação às finalidades desejadas. Portanto, a contabilidade de custos tornou-se a ferramenta principal para a contabilidade gerencial. Para entender essa importância, é preciso conhecer as principais diferenças entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial. Na contabilidade financeira, os proveitos são contabilizados apenas quando há um recebimento, e os encargos são considerados somente quando ocorre um pagamento. Assim, a contabilidade de custos para fins gerenciais complementa a contabilidade financeira para obter a apuração de resultados.

(FONTE: http://sites.google.com -.Espaço empreendedor ).

1. Conceito de contabilidade

É a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. É o grande banco de dados históricos da empresa (começa desde a abertura da empresa). O registro sistemático desses dados permite a administração conhecer, através dos saldos das contas, a posição patrimonial e o resultado alcançado em cada período.

1.1 Objeto e objetivo da contabilidade:

O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades. O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. ( FONTE: http://contabilidade.wikidot.com).

2. Escrituração Contábil:

É o registro dos fatos contábeis de acordo com método das partidas dobradas considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis. (FONTE: Livro de contabilidade básica; Autor: José Manoel da Costa).

3. A contabilidade na gestão Empresarial

Sem dúvida, a contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial moderna. De longa data, contadores, administradores e gestores estão identificando que as informações contábeis vão além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais. Assim como o setor pessoal serve para administrar os direitos e deveres, contratação e demissão, dos funcionários, o setor comercial organiza e controla tudo relacionado a vendas, o contábil cuida de todas as funções fiscais, e contábeis da empresa, administrando e organizando as finanças, priorizando pagamentos, de fornecedores, impostos e taxas, controla contas a pagar e receber, em fim é responsável em organizar as finanças para que a empresa não tenha problemas financeiros. Porem isso acontece mais em empresas grandes, em pequeno comercio o contador auxilia o empresário a pagar as taxas e impostos em dia, emitir nota fiscal, controla também folha de pagamento, etc., tem bem menos trabalho. (FONTE: Fernando Tadeu Rigoni Palmito: Professor, graduado em contabilidade e pós-graduado em contabilidade e controladoria pela Unisul, contador, consultor financeiro, tributário, sócio diretor da Empresa Confiance Assessoria e Consultoria Contábil ).

4. Demonstrações Contábeis

É a representação da posição patrimonial e financeira de uma determinada empresa. Ela Representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa. Realizada no livro Diário e livro Razão.

4.1 Objetivos das demonstrações contábeis

O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. “As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.” (FONTE: http://www.portaldecontabilidade.com.br ).

4.2 Composição das demonstrações Contábeis

Os conjuntos das Demonstrações Contábeis englobam:

( Balanço Patrimonial,Demonstração do resultado do exercício (DRE),Demonstração do lucro ou prejuízo acumulado, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração do valor Adicionado, Notas Explicativas.)

4.2.1 Balanço Patrimonial

O BP é uma demonstração contábil estática destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, a posição patrimonial e financeira da entidade.No aspecto qualitativo estão os grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com