TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jose Antonio Nhacha

Artigos Científicos: Jose Antonio Nhacha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

A socialização é o processo pelo qual o indivíduo internaliza o colectivo, ou seja, através da socialização é que as ideias e valores estabelecidos pelo colectivo passam o constituir o indivíduo e pela apreensão destas é que ele adapta-se aos grupos que faz parte.

A socialização é um processo dinâmico e é ferramenta de formação da personalidade e por sua vez o indivíduo também passa a ser ferramenta de manutenção e transformação da socialização, pois quem é o socializado é também um que socializa, e tal interacção e integração estará sempre presente, pois enquanto houver relação humana haverá socialização.

Esta relação com o seu meio resulta no desenvolvimento do potencial do indivíduo, dando a este um papel social a exercer e que para ser exercido cria nele expectativas (funcionando como motivações) e determinando a reciprocidade nas relações onde o papel exercido por um tem como referência o outro e o outro passa a ter que corresponder para equilibrar a equação social. Exemplo: quando alguém presta-nos um serviço esperamos que ele seja bem feito para justificar o pagamento ao outro e este por sua vez para exercer o seu serviço precisará de ferramentas fabricadas por outro que para fechar o ciclo deste exemplo poderia ser até a pessoa para quem ele presta o seu serviço. Total interacção e integração.

Os papéis sociais são partes de um todo chamada sociedade e tanto o indivíduo que exerce o papel social quanto a sociedade só têm razão de existir através da socialização. Não há como separar uma parte deste todo e este conseguir ter razão de existir individualmente (haveriam médicos se não houvessem pacientes ou para que construiríamos estradas se não houvesse quem fabricasse automóveis?).

Desta forma, tudo que venha a estar relacionado com a realidade decorrente das relações sociais é um fenómeno social e tudo e todos que fizerem parte destas relações sociais são agentes da socialização (famílias, escolas, empresas, meios de comunicação, etc.).

O indivíduo precisa e depende da sociedade e esta só existe em razão dos indivíduos, e nesta relação surgem as regras e normas como meios de coerção social para manter o equilíbrio desta relação, e estas afectam o indivíduo que passa a ter uma liberdade condicionada, e ele ora as atende e ora as transgride, gerando conflitos com o seu meio por este não exercer satisfatoriamente o seu papel social.

O homem tem a sua identidade e liberdade, porém estas estão condicionadas ao meio em que vive que é uma estruturação social. Sendo assim a socialização é uma ferramenta de interacção entre a sociedade e o indivíduo e a primeira molda a personalidade do segundo e é também um agente condicionador do comportamento do indivíduo e estando inserido neste contexto qualquer acção do indivíduo em seu meio é a realização da socialização.

A socialização é a transmissora da cultura e a transmissão se dá através da educação, e que aqui se entenda qualquer forma de aprendizado passado de um indivíduo a outro, e por esse processo de aculturação acontece a endoculturação do ser social.

Por esta definição podemos concluir que toda e qualquer apreensão que o indivíduo “toma” para si é resultado da socialização e desde o seu nascimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com