TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antonio José

Trabalho Escolar: Antonio José. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Sinopse - António José, ou O Poeta e a Inquisição - Gonçalves de Magalhães

António José, ou O Poeta e a Inquisição é um drama romântico de Gonçalves de Magalhães em verso, publicado em 1838 e que é considerado a primeira obra do "teatro brasileiro". Ele foi apresentado no teatro da praça da constituição no Rio de Janeiro em 13 de março de 1838, e foi bem recebido pelo público e crítica teatral, pela coragem de abordar este tema na época em questão. É baseada nos dias finais da vida do dramaturgo António José da Silva, "o Judeu".

António José, ou O Poeta e a Inquisição - Gonçalves de Magalhães

António José da Silva, de cognome "o judeu" nasceu no Rio em, 1705 e foi queimado vivo pela Inqusição aos 34 anos de idade em Lisboa..

Batizado católico, mas de origem judaica, foi vítima da perseguição que dizimou a comunidade dos cristãos-novos do Rio de Janeiro em 1712. Em 1737, António foi preso pela Inquisição, juntamente com a mãe e a esposa (Leonor de Carvalho, com quem casara em 1728, que era sua prima e também judia). A mãe e a mulher seriam libertadas posteriormente.

António José da Silva foi torturado. Descobriram que era circuncisado. Uma escrava negra testemunhou que ele observava o Shabbat.( dia de descanso semanal no judaísmo)

O processo decorreu de forma a não deixar nenhuma alternativa de absolvição e António José da Silva foi condenado à morte. Como era regra com os prisioneiros que, condenados, afirmavam desejar morrer na fé católica, António José da Silva foi garroteado antes de ser queimado num Auto-de-Fé.

Sua mulher, que assistiu à sua morte, morreria pouco depois. Antonio José ,a saber foi o único nascido brasileiro que morreu queimado na Inquisição.

Imaginem pois a ousadia de Gonçalves de Magalhães ao escrever em 1838 uma peça relatando este processo e morte.

A dramaturgia nacional já nascia assim: denunciante, lutadora nas causas contra as injustiças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com