TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINHA CRONOLÓGICA DE ACONTECIMENTOS NO BRASIL

Por:   •  14/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

LINHA CRONOLÓGICA DE ACONTECIMENTOS NO BRASIL

                   República do Café com Leite  Era Vargas        Governo JK                Regime Militar                Collor              FHC             Lula         Atualidade[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

[pic 9]

REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE: Primeiro sistema republicano no Brasil, se configurava com dois grandes eixos de poderes, que eram São Paulo (produtor de Café) e Minas Gerais (produtor de Leite). O sistema político era articulado com: Política dos Governadores – Coronelismo – Voto de Cabresto. O período ficou conhecido como República Velha, e marcado por inúmeras revoltas, como Canudos e Chibata. MAIS IMPORTANTE PRA UERJ: Revolta da Vacina – ocorreu no período das reformas urbanas de Pereira Passos (1902-1906) no Rio de Janeiro, onde a cidade vivia uma grande mudança como aterramentos de regiões marítimas no centro da cidade, feitas a partir da derrubada do morro do Castelo.

Era Vargas: Regime totalitário brasileiro realizado por Getúlio Vargas, era conhecido como populista e também trabalhista. Começou a industrialização brasileira através do Estado. O trabalhador ganha voz, é criado: CLT’s, voto das mulheres, salário mínimo, ministério do trabalho, combate à exploração infantil {artifícios trabalhistas}. É criado o ministério de propaganda, ocorre a censura e manipulação através do rádio {artifícios populistas}.

Governo JK: Governo democrático por Juscelino Kubistchek, marcado pelo slogan “50 anos em 5” e um plano político-econômico chamado “plano de metas”, houve o incentivo as indústrias automobilísticas, criação de Brasília para um novo distrito federal, período conhecido como anos dourados, nasce a bossa nova, a esperança do povo cresce. Com muitos projetos, houve um crescimento das dívidas externas brasileiras.  

Regime Militar: Período de 21 anos de uma ditadura do militarismo no país regida por um golpe de Estado, nossas constituições eram chamadas de Atos Institucionais, e o mais rígido era o AI-5, que legalizava a pratica de torturas, prisões e tudo mais (período de chumbo), marcado por muitos protestos e usa da força através do Estado para conter. O governo era dividido entre dois partidos: MDB e Arena. Entre 1969-1973, ocorreu o ápice do Governo Militar, com o presidente Médici, inicia-se o Milagre Econômico, período com maior crescimento do PIB, e baixa da inflação. Ocorreu a crise do milagre pelo crescimento das dívidas externas, e a ditadura foi perdendo forças, em 1984 houve o maior protesto brasileiro de todos os tempos, as: Diretas Já. Em 85, acaba o regime.

Collor: Primeiro presidente eleito democraticamente após a ditadura, saí em 92 sobre um Impeachment acusado de corrupção. Abre o país ao Neoliberalismo.

FHC: Cria o Real, adere ao Neoliberalismo, privatiza muitas estatais no país, estabiliza a inflação e faz o país voltar a crescer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com