TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Le Corbusier

Ensaios: Le Corbusier. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

Le Corbusier fez seu primeiro projeto aos 17 anos e sua forma de representar a arquitetura sempre foi através de croquis, destacando a importância do desenho.

Foi um dos principais arquitetos do movimento moderno, defendendo o uso de materiais simples e do ‘standard’ nos projetos arquitetônicos. Sua produção foi diferenciada em função da linguagem que adotou para projetar, introduzindo outro olhar na habitação e despertando o prazer de desfrutar do espaço arquitetônico.

Sua preocupação não era com o uso e sim com o aproveitamento do espaço produzido.

Le Corbusier viajou pela Itália, e nesta viagem pôde conhecer as grandes obras arquitetônicas antigas e a história da arquitetura, formando um novo olhar para o que é uma obra de arquitetura e de como o indivíduo deve interagir com ela. Durante a viagem visitou um convento e observou a forma de habitar dos monges. Em função disso, passou a questionar o porquê do indivíduo necessitar de tanto espaço para morar e começou a estudar a “célula mínima”, ou seja, a habitação mínima necessária para habitação. Em sua viagem para a Grécia, visitou o Pathernon e foi influenciado pela carga simbólica do templo que consiste num edifício que foi concebido para despertar os sentidos.

Fez estágio com o arquiteto Joseph Hoffman, mas não concordou com suas idéias e abandonou o escritório. Foi para a França e conheceu Tony Guarnier, ficando impressionado com suas idéias e sua linguagem arquitetônica simples e racional. Em Paris conheceu também o trabalho de Perret, arquiteto que também utilizava em seus projetos a linguagem racional.

Na Alemanha, Le Corbusier trabalhou com Peter Behrens e quando retornou à Paris introduziu sua linguagem arquitetônica moderna, tornando-se polêmico pelos textos que escreveu sobre seu conceito de arquitetura, onde defendeu seus princípios.

Seu primeiro projeto baseado nesses conceitos arquitetônicos é a Casa don-ino, de 1914. A concepção arquitetônica desta casa baseava-se num “jogo de dominó”, era uma nova forma construtiva, calcada no ‘empilhamento’, onde o projeto poderia ser reduzido à pilar e viga, e o restante poderia ser preenchido – vedação. A adoção das vigas recuadas teve influência direta de Walter Gropius. Este é o Sistema Don-Ino de Le Corbusier, que possibilitou a arquitetura independente do sistema construtivo, possibilitando colocação de painel livre e fechamento sem interrupção e que é trabalhada a partir do cubo.

Em 1921, Le Corbusier adotou esses mesmos princípios no projeto da Maison Citrohan em Paris. Neste projeto o arquiteto fez referência ao carro e utilizou o sistemadon-ino mais uma vez. Adotou forma cúbica, o terraço como elemento arquitetônico, painéis brancos, escada sob pilotis, esquadrias livres das janelas (de canto a canto), liberando a forma arquitetônica. Este projeto fez parte da sua Fase Purista. Outro projeto desta fase é o da Maison Besnus onde o arquiteto organizou a fachada da casa de acordo com um traçado regulador, além de introduzir alguns volumes que sobressaem na fachada.

Le Corbusier introduziu através de sua teoria, os cinco Princípios Arquitetônicos. Estes princípios, configuram o sistema don-ino e o traçado regulador nas fachadas. São eles:

 Planta livre – que consiste numa planta sem pré-definição de ‘espaços’, onde só são projetados os pilares; a planta não precisa seguir a estrutura e conforma o espaço independentemente;

 Teto-terraço – para Le Corbuiser, o telhado era um espaço arquitetônico desperdiçado, em função disso, o arquiteto criou uma laje que se estrutura e possibilita o aproveitamento do terraço como uma área livre, composta de jardim, possibilitando maior contato com a natureza;

 Pilotis – eliminou o porão, muito utilizado até aquele momento e subiu a estrutura da casa, apoiando-a nos pilares e conformando o espaço do pilotis;

 Esquadrias livres – passam a ocupar as fachadas de fora a fora da parede, podem ser na horizontal possibilitando ver toda a paisagem; o ideal são várias faixas horizontais que dominam a paisagem;

 grandes aberturas – melhor aproveitamento da luz natural em função das grandes aberturas de vidro;

Preocupado com a relação entre o habitante e o lugar de habitar, criou um sistema de medidas que deriva do corpo humano. Esta escala é resultado de estudos feitos a partir do caramujo e de suas relações métricas. É criado então o Sistema Modulador, onde o espaço arquitetônico é vinculado ao sistema de medidas que derivam do corpo humano, a partir de suas proporções.

Principais Projetos

• Maison la Roche, 1923, Paris (hoje, Fundação Le Corbusier) É um projeto incorporado a uma galeria de arte. Nele, Le Corbuiser soltou o pilotis e o primeiro andar ficou livre; foram também trabalhados os traçados reguladores nas fachadas; as paredes internas foram tratadas como se fossem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com